Desenvolvimento Urbano

voltar

Setor florestal brasileiro reunido na Bahia

Reunião da CSFP, encontro com a titular da Seagri e visita à BSC/Copener fizeram parte da agenda


06/12/2018 13:29
Setor florestal brasileiro reunido na Bahia Divulgação / Comunicação ABAF

Representantes de diversos órgãos governamentais da Bahia e Brasil, empresários, agentes financeiros e da academia estiveram reunidos em Salvador (BA) para uma série de eventos promovidos pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) em paralelo à sua participação na Fenagro 2018, que aconteceu no Parque de Exposições. “Interessa às entidades governamentais e empresariais da Bahia a atração de investimento nas boas oportunidades que o estado oferece, devido às suas condições de solo, clima, espaço e oferta de terra. Também interessa a todos a promoção, a nível nacional e internacional, de um dos cinco mais importantes eventos agropecuários do Brasil, a Fenagro”, explica o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade.

Em 28/11, pela manhã, a ABAF coordenou, na Fieb, a reunião das Associações das Estaduais Florestais. O grupo é composto por nove entidades que representam o setor florestal nos seus estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Groso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia – todos associados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) que os representa junto às instituições mundiais que tratam do conhecimento, das tendências e das políticas públicas para o setor de florestas plantadas no mundo.

Também foi realizada na manhã de 28/11, na Fieb, a primeira reunião presencial do GT de Comunicação das associadas estaduais. Com a proposta de delimitar o plano estratégico de trabalho para 2019, o GT indicou que o objetivo é trabalhar o combate aos mitos do setor com esforços coordenados nacionalmente, com mensagens leves, simples e humanizadas, trazendo o foco positivo do setor economicamente, socialmente e ambientalmente.

Na tarde de 28/11, também na Fieb, o destaque foi para a Reunião Conjunta das Câmaras Setoriais de Florestas Plantadas (CSFP) da Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na sequência, o grupo se reuniu com a titular da Secretaria da Agricultura da Bahia, Andrea Mendonça, na Fenagro. Na pauta do encontro, o lançamento da PlantarFlorestas, as características positivas do setor na Bahia e alguns estraves que devem ser ajustados.

Estande PAFS – Na Fenagro, o grupo visitou o estande de Florestas Plantadas que faz parte do setor de cadeias produtivas da Seagri. No estande, a ABAF promoveu o Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) que vem trabalhando (desde 2015) temas relativos à educação ambiental em comunidades rurais no Sul e Extremo Sul da Bahia, como: Uso Múltiplo da Floresta Plantada; Regulamentação Ambiental das Propriedades Rurais (Código Florestal/ CAR/ Cefir); Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF)/Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC); Preservação dos Recursos Hídricos; Prevenção e Controle de Incêndios Florestais; Controle de Gado nas Áreas de Preservação; Combate ao Carvão Ilegal e Programa Fitossanitário de Controle de Pragas.

Após intenso trabalho em quase três anos, o PAFS percorreu 180 mil quilômetros; realizou 150 treinamentos em aproximadamente 140 comunidades; instruiu e orientou cerca de 5,5 mil produtores rurais de frutas, eucalipto, café, entre outras culturas, da região e estudantes. “O resultado tem sido muito positivo graças às parcerias feitas com o Governo do Estado, através da Seagri e ADAB; Sindicados Rurais da FAEB/Senar; e Prefeituras, através de suas secretarias de agricultura e meio ambiente. Acreditamos que a responsabilidade de uma produção rural sustentável tem que ser de todos nós”, informa Paulo Andrade, coordenador do programa.

“Além de informar sobre esses oito importantes tópicos para a diversificação e sustentabilidade da atividade agropecuária, o objetivo da ABAF é estimular a produção e processamento da madeira plantada na Bahia que ainda não produz (e processa) o suficiente e muito disso se dá pela falta de conhecimento sobre o setor. Trabalhamos, inclusive, para a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira para uso múltiplo, visando o atendimento da demanda por móveis, peças e partes de madeira na Bahia – hoje atendida, na sua maior parte, por outros estados brasileiros. Em resumo, a atividade adicional com plantio de eucalipto aumenta a renda do produtor, reduzindo o risco de concentração em uma só cultura e, no município gera renda, emprego, impostos e demanda por produtos e serviços”, acrescenta Wilson Andrade.

Visita técnica - Na manhã de 29/11 foi realizada uma visita técnica à Bahia Specialty Cellulose/Copener – maior produtora de celulose solúvel especial com alto teor de pureza obtida a partir da madeira de eucalipto da América Latina. A unidade industrial (BSC), localizada no Polo Industrial de Camaçari, possui capacidade instalada de 485 mil toneladas anuais, sendo uma referência em tecnologia e modernidade de equipamentos e processos, operando de forma segura e ambientalmente adequada. A celulose é uma fibra natural existente no tronco da árvore e possui inúmeras aplicações. No caso da BSC, a celulose é comercializada para as indústrias de alimentos, medicamentos, cosméticos, tecidos, produtos de higiene pessoal e limpeza, dentre outros.

A principal matéria-prima – o eucalipto – é obtida na base florestal da empresa (Copener), formada por cultivos sustentáveis localizados em 21 municípios do litoral norte e agreste baianos. Juntas, as atividades industriais e florestais da BSC/Copener são responsáveis pela geração de mais de 4 mil empregos diretos e agregam benefícios sociais, econômicos e ambientais às comunidades vizinhas, inclusive por conta dos investimentos sociais.

“Falo em nome de todos os participantes da CSFN que tiveram a oportunidade de conhecer um projeto ímpar na Bahia e no Brasil que é a BSC/Copener. Foi uma oportunidade de todos tomarem conhecimento de um investimento de suma importância para o estado e que produz celulose especial para finalidades diferentes que os mais conhecido que é papel e embalagens”, declarou Andrade.

PlantarFlorestas é discutido na Bahia

Na reunião da CSFP que aconteceu na tarde de 28/11, na Fieb (Stiep), o destaque foi para a apresentação e discussão do Plano Nacional de Florestas Plantadas. O PlantarFlorestas tem como meta aumentar em dois milhões de hectares a área de cultivos comerciais. O documento apresenta ainda um diagnóstico do setor, com os principais aspectos ambientais, sociais e econômicos. O Brasil tem 8 milhões de hectares de árvores plantadas, além de conservar e preservar outros 5,6 milhões de hectares de áreas naturais nas formas de Áreas de Preservação Permanente (APPs), áreas de Reserva Legal (RL) e áreas de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPNs). As áreas certificadas por entidades nacionais e internacionais, reconhecidas ferramentas para a gestão florestal ambientalmente responsável, socialmente adequada e economicamente viável, somam 5,8 milhões de hectares. O setor, em 2017, respondeu por 14,6% dos valores exportados pelas empresas brasileiras do agronegócio e 5,3% do total comercializado com o mercado externo de todas as empresas brasileiras.

A CSFP, além das Estaduais Florestais (incluindo a ABAF) é composta por representantes de diferentes órgãos governamentais, empresariais, agentes financeiros e da academia, como MAPA; Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Sebrae; Banco do Brasil (BB); Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef); Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), dentre outros. Para a reunião também estarão presentes representantes da Seagri, Fieb, Faeb, Senar, Moveba, Sindiscam e Sindpacel.

Fonte: Comunicação ABAF

Setor florestal brasileiro reunido na Bahia
Setor florestal brasileiro reunido na Bahia
Setor florestal brasileiro reunido na Bahia
Setor florestal brasileiro reunido na Bahia
Setor florestal brasileiro reunido na Bahia
Setor florestal brasileiro reunido na Bahia
Setor florestal brasileiro reunido na Bahia

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Conforto e Requinte

Conforto e Requinte

Anunciantes

® 2019 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • CRECI
  • Ebade
  • ABAF
  • ADEMI-BA
  • Sinduscon