Arq & Decor

voltar

Estilo industrial: praticidade e modernidade que nunca saem de moda

Os elementos certos contribuem para que o ambiente tenha personalidade sem perder o aconchego


26/03/2019 09:30
Estilo industrial: praticidade e modernidade que nunca saem de moda Divulgação / Ideal H+K Strategies

Por mais prazeroso que possa ser, escolher os itens que irão compor a decoração do seu lar pode ser uma tarefa difícil. Eleger as opções certas e combiná-las de forma harmônica, seja para um único cômodo ou a casa toda, requer um certo planejamento.

De acordo o arquiteto da Etna, Edson Souza, para evitar conflitos que podem acabar resultando em mudanças e reformas desnecessárias, uma boa alternativa é eleger um estilo de decoração. Segundo Edson, para saber qual deles tem mais a ver com você, a primeira coisa a ser levada em conta é o gosto pessoal. “Para ser confortável e aconchegante sua casa precisa ter a ver com sua personalidade”, pontua o arquiteto.

Um dos que mais se destaca é o industrial. Moderno e bastante versátil, ele se adapta perfeitamente a qualquer tipo e tamanho de casa e apartamento e pode ser utilizado em todos os cômodos. Para mostrar um pouco mais deste estilo que nunca sai de moda, Edson Souza decidiu revelar algumas curiosidades sobre ele.

Praticidade e originalidade:

Foi a necessidade de adaptar galpões, estúdios, lojas e garagens para que pudessem ser utilizados como moradias que fez com que o estilo industrial surgisse em Nova York, durante os anos de 1950. “De lá pra cá, ele foi sendo aprimorado e embora, mantivesse a simplicidade como base, ganhou novas versões que deram a ele ares de sofisticação”, conta Edson.

O segredo para deixar cada ambiente com a sua cara:

Os elementos de antigas fábricas são sem dúvida alguma os grandes protagonistas dos ambientes que seguem este estilo. “Para conseguir uma composição mais moderna e diferenciada, combine-os a diferentes cores e texturas. Isso ajudará a conferir personalidade ao ambiente”, sugere o arquiteto.

Como aderir ao estilo industrial:

A característica que melhor define este estilo é a praticidade. Por isso, independentemente de suas escolhas, ela não pode ser deixada de lado. “Acertar na decoração não é difícil, basta dar preferência a elementos rústicos e com aparência desgastada. Use e abuse de materiais como cimento, couro, madeira, tijolo e metal. Outra boa dica é optar por acabamentos aparentes e cores sóbrias, eles ajudam a criar a atmosfera desejada”, conclui o especialista.

Confira abaixo algumas sugestões de produtos que vão te ajudar a trazer o estilo industrial para dentro de sua casa.

POLTRONA SELENA POLIURETANO VINTAGE MARROM

A poltrona Selena Vintage marrom tem estrutura de madeira pré-composta e a base é fabricada em aço carbono pintado. O seu estofamento é de espuma com densidade 23 e o seu revestimento é uma mistura de poliuretano, PVC e poliéster. Ela mede 78cm de altura x 82cm de largura e suporta até 120kg. É uma peça com design inspirado no estilo industrial, perfeita para compor decorações com um toque vintage e retrô. Com predominância de cores mais sóbrias, como, o marrom, o preto e o cinza, o estilo industrial destaca-se por ter um uma identidade mais rústica e urbana.

LUMINARIA OFFICE KOTAR

A iluminação é uma parte essencial na decoração, com o posicionamento correto você cria efeitos diversos, dá destaque a objetos e deixa o ambiente mais aconchegante. A luminária Kotar tem design moderno e charmoso, ótima para ser usada em diferentes ambientes da casa, por exemplo, no criado do dormitório, no aparador do hall de entrada, na mesa do escritório e na mesa de canto sala de estar. Compõe melhor com decoração industrial.

PAPEL PAREDE TIJOLINHOS VG FERRUGEM

Este papel de parede com estampa de tijolinhos ferrugem é uma ótima opção para deixar a decoração mais moderna ou mesmo para quem quer investir no estilo industrial completo. A aplicação é rápida e limpa e em poucos minutos transforma e moderniza o ambiente. O produto mede 52cm de largura X 10 metros de comprimento.

POLTRONA EAMES PRETO

Com design atemporal que adiciona estilo e sofisticação a qualquer ambiente, além de ser um ícone de conforto. Ela possui estrutura de madeira, assento e encosto estofados garantindo maior durabilidade e conforto ao móvel. O revestimento é feito com tecido poliuretano na cor preta. O modelo tem 84cm de largura x 84cm de profundidade x 93cm de altura. Suporta até 130kg distribuídos de maneira uniforme.

TAPETE ZULT

Indispensável para deixar ambientes mais harmoniosos, o tapete pode ser o ponto alto da decoração. Tapetes de couro, por exemplo, são peças que podem mudar completamente o ambiente, dando mais personalidade e tornando-o aconchegante. Este modelo Zult na cor bege tem design rústico composto por quadrados costurados por toda a extensão.

Sobre a Etna:

A Etna é referência no mercado de móveis, decoração, cama, mesa, banho, iluminação e utilidades domésticas. Sempre à frente das últimas tendências, a Etna disponibiliza mais de 20 mil itens de decoração para a casa toda. Fundada em 2004, a rede possui 13 lojas físicas, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Fonte: Ideal H+K Strategies

Estilo industrial: praticidade e modernidade que nunca saem de moda
Estilo industrial: praticidade e modernidade que nunca saem de moda
Estilo industrial: praticidade e modernidade que nunca saem de moda
Estilo industrial: praticidade e modernidade que nunca saem de moda
Estilo industrial: praticidade e modernidade que nunca saem de moda

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Conforto e Requinte

Conforto e Requinte

Anunciantes

® 2019 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • Sinduscon
  • ADEMI-BA
  • ABAF
  • Ebade
  • CRECI