Arq & Decor

voltar

Charmosa e confortável

Casa assinada de praia descontraída é assinada por Gustavo e Marta Valença


07/05/2019 12:55
Charmosa e confortável Marcelo Negromonte

Realizar sonhos essa foi o que guiaram o trabalho do escritório Valença & Valença, dos profissionais Gustavo Valença e Marta Valença, na construção de uma casa de praia localizada em Praia do Forte. O projeto contempla 630m² de área construída e inclui 50m² de deck e 100m² de piscina com espelho d’água.

Configurada em dois pavimentos, a casa é dividida em dois módulos: um privativo e outro social. O programa consta de quatro suítes, dois quartos de hóspedes com sanitário social, sala de degustação de vinhos, estar, jantar, varanda, gourmet, lavabos social e de piscina, cozinha com despensa e prataria, serviço, dependências completas com dois quartos, garagem, piscina e deck.

Todos os quartos praticamente são voltados para a fachada frontal, cinco deles direcionados para a rua. “Não é comum entrar numa casa pela área privativa, o usual seria acessar o espaço social a partir do vestíbulo. Mas, neste caso, o nascente e ventilação estavam voltados para a rua e o poente no fundo do terreno”, dizem os profissionais.

Da porta de entrada, o visitante conduz-se diretamente para a área social, um enorme quiosque de 17m por 12m apelidado de “bungalow”. O caminho é marcado por elementos focais que levam o visitante em linha reta até o quiosque. Da porta de entrada, é possível ver todos os ambientes, até chegar aos jardins da alameda dos fundos.

No caminho, piso trabalhado pelo forro de palha natural e pela passarela sobre o espelho d'água. O “Bungalow’’ está conectado diretamente ao deck, à piscina e ao jardim. É neste espaço que são concentradas as horas de lazer dos moradores.

Os panos d'água ao longo do desenvolvimento da planta simulam a sensação de casa sobre as águas. Os pisos em balanço conferem efeito flutuante sobre as águas. “A conexão das partes da casa pela passarela de madeira sobre espelho d'água ratificam esse estímulo”, comentam. 

Essa é também uma solução térmica e de ventilação. A separação do “bungalow” da casa por meio do espelho d'água privilegia a circulação de ar cruzada, o que permite que os ventos entrem e saiam da casa desde a rua até a piscina através das generosas aberturas do projeto. A água do espelho ajuda com a umidade a manter a temperatura interior da casa, controlando o calor forte que faz no local. 

O uso de cores vibrantes e da madeira nos telhados, forros, pergolados, esquadrias e em diversos detalhes conferem o ar rústico à casa. Todos os armários, aparadores, cabeceiras, criados mudos e outros móveis soltos de marcenaria foram criados e desenhados pelos arquitetos. 

Por Pedro Hijo

Matéria publicada na revista impressa da Sacada edição especial Praia do Forte

Charmosa e confortável
Charmosa e confortável
Charmosa e confortável
Charmosa e confortável
Charmosa e confortável
Charmosa e confortável
Charmosa e confortável

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Conforto e Requinte

Conforto e Requinte

Anunciantes

® 2019 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • ADEMI-BA
  • Sinduscon
  • ABAF
  • Ebade
  • CRECI