Negócios e desenvolvimento

voltar

Parceria de sucesso

Casal de arquitetos Rosa Brandão e Firmo Azevedo acompanha o crescimento de Praia do Forte ao apostar em negócios no destino


07/05/2019 16:44
Parceria de sucesso Diogo Brasileiro

A história do casal de arquitetos Rosa Brandão e Firmo Azevedo se mistura com a da ascensão econômica de Praia do Forte. Moradores do destino há quase 30 anos, os dois chegaram na vila quando o povoado ainda era conhecido por poucos. Desde então, fundaram dois hotéis, um restaurante, uma loja de decoração e uma marcenaria.

Assim que chegaram em Praia do Forte, Rosa e Firmo abriram uma das primeiras pousadas do local, na época com cinco quartos. Os dois foram morar no povoado por causa da crescente demanda de projetos assinados por Firmo na região, que também foi professor da Universidade Federal da Bahia. “A vila não tinha pavimentação, as casas ainda eram primitivas, tinha poucos negócios aqui e a Sobrado da Vila foi uma das primeiras pousadas de Praia do Forte”, diz Rosa, que se orgulha de ter se tornado referência para os outros negócios do segmento que surgiriam depois.

Atualmente, a Sobrado da Vila conta com 27 quartos e é um dos hotéis mais requisitados de Praia do Forte, juntamente com o Via dos Corais, também do casal, com 50 quartos. 

“A gente não veio para Praia do Forte para fazer dinheiro, nós nos identificamos com o povoado e aqui ficamos”, conta Rosa, que trabalhava com turismo e hotelaria. Desde aquela época, o casal ainda abriu uma marcenaria e, mais recentemente, a loja de decoração Ateliê da Vila.

A loja, que fica ao lado da marcenaria, é um galpão tomado pela natureza local e que conta com produtos feitos, na maioria, em madeira. Na seleção, pinus tratado e madeira de lei demonstram a atenção à qualidade dos itens. “O ateliê também atende a demandas específicas dos clientes, uma facilidade, já que alguns dos nossos produtos são de fabricação própria”, diz Rosa.

A favor do crescimento ordenado do destino

Um dos fundadores da Associação Comercial e Turística de Praia do Forte (Turisforte), Firmo Azevedo alerta sobre o desenvolvimento sustentável do povoado. “A Turisforte é, atualmente, um dos órgãos de maior importância para Praia do Forte, somos chamados para apresentar a nossa experiência em outros estados”, diz o arquiteto, que faz parte da diretoria da iniciativa que se movimenta para divulgar e preservar o destino. “É uma segunda prefeitura”, diz.

Prioridade para o arquiteto, o desenvolvimento sustentável de Praia do Forte é uma das pautas que merecem destaque e discussão na opinião de Firmo. “Estamos em um dos poucos destinos do Brasil que crescem com segurança, precisamos buscar novas formas de desenvolver sem perder essa beleza”, opina.

Por Pedro Hijo

Matéria publicada na revista impressa da Sacada edição especial Praia do Forte

Parceria de sucesso
Parceria de sucesso
Parceria de sucesso
Parceria de sucesso
Parceria de sucesso

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Conforto e Requinte

Conforto e Requinte

Anunciantes

® 2019 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • Ebade
  • ABAF
  • Sinduscon
  • CRECI
  • ADEMI-BA