Green

voltar

ABAF participa do Seminário Conhecendo o Eucalipto e os Benefícios das Florestas Plantadas


19/07/2019 13:34
ABAF participa do Seminário Conhecendo o Eucalipto  e os Benefícios das Florestas Plantadas   Divulgação / ABAF

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) participa do Seminário Conhecendo o Eucalipto e os benefícios das Florestas Plantadas realizado pela Bracell com o objetivo de discutir e esclarecer principalmente assuntos relativos ao eucalipto e o uso de solo e água.

Para isso, a Bracell convidou dois especialistas: “Aspectos climáticos da região do agreste baiano e Litoral Norte” é o tema da palestra de Paulo Cesar Sentelhas, professor de Agroclimatologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP); a engenheira florestal do Programa Cooperativo sobre Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (PROMAB/IPEF), Carolina Bozetti Rodrigues, fala sobre “O eucalipto no contexto da bacia hidrográfica da região”.

“O seminário tem o objetivo de reunir os principais públicos de interface da Bracell no Litoral Norte e Agreste baianos para discutirem sobre a importância das florestas plantadas para o território onde atuamos. Também de desmistificar ‘lendas’ sobre o eucalipto que são repetidas por gerações. Para isso, na ocasião, teremos doutores em solo e água que poderão tirar as dúvidas de todos os presentes sobre questões muito difundidas”, explica Mouana Fonseca, gerente de relações institucionais e responsabilidade social da Bracell.

O gerente sênior florestal da Bracell, Bruno Félix abre o evento que, na sequência conta com a apresentação sobre a responsabilidade socioambiental e econômica do negócio da empresa, por Mouana Fonseca (gerente de relações institucionais e responsabilidade social) e Meryellen Baldim (coordenadora de meio ambiente e certificações). Em seguida, o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, fala sobre “Benefícios do negócio florestal na Bahia”. Após as palestras dos especialistas convidados, o evento será encerrado com um bate-papo quando os presentes poderão fazer perguntas aos palestrantes.

“Além de informar sobre importantes tópicos para a diversificação e sustentabilidade da atividade agropecuária, o objetivo da ABAF é estimular a produção e processamento da madeira plantada. A Bahia ainda não produz (e processa) a madeira plantada suficiente para atender a demanda do estado e muito disso se dá pela falta de conhecimento sobre o setor. Trabalhamos, inclusive, para a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira para uso múltiplo, visando o atendimento da demanda por móveis, peças e partes de madeira na Bahia - hoje atendida, na sua maior parte, por outros estados brasileiros”, acrescenta Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF. 

Sobre a ABAF:

A ABAF representa as empresas de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores. Essa pluralidade dá à associação a possibilidade de planejar e agir com respaldo nos mais variados âmbitos e em horizontes largos. Por isso, a ABAF fomenta a pesquisa, investe na coleta e tabulação de dados, a exemplo do anuário Bahia Florestal. A indústria de base florestal usa a madeira como matéria-prima, com destaque para a produção de celulose, celulose solúvel, papel, ferro liga, madeira tratada, carvão vegetal e lenha para o processamento de grãos. A madeira utilizada é plantada e é considerada uma matéria-prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana.

Fonte: ABAF

ABAF participa do Seminário Conhecendo o Eucalipto e os Benefícios das Florestas Plantadas
ABAF participa do Seminário Conhecendo o Eucalipto e os Benefícios das Florestas Plantadas

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Conforto e Requinte

Conforto e Requinte

Anunciantes

® 2019 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • CRECI
  • ADEMI-BA
  • ABAF
  • Ebade
  • Sinduscon