Green

voltar

Luciano Zanardo desenvolve jardim com conceito de Xeropaisagismo


11/09/2019 12:46
Luciano Zanardo desenvolve jardim com conceito de Xeropaisagismo Favaro Jr.

O Jardim dos Dragoeiros, idealizado por Luciano Zanardo, ressalta a importância da sustentabilidade ao revelar o conceito do Xeropaisagismo, a partir de plantas xerófitas, que exigem pouca água e têm alta resistência a ventos fortes e doenças. Com 100 m², o jardim marcou a estreia do escritório Zanardo Paisagismo na CASACOR São Paulo 2019.

Baseado no tripé “Sustentabilidade, Tecnologia e Afeto”, que norteou a 33ª edição do evento, o espaço revela um mix interessante de formas e tons, que estimula todas as sensações ao apresentar espécies exóticas, entre elas, três plantas xerófitas e duas nativas.

Entre as espécies xerófitas estão a Dracaena Draco, conhecida popularmente como dragoeiro, variedade em maior número no projeto, 8 no total; a Euphorbia Tirucalli também conhecida como Aveloz-Palito-de-Fogo, que está no jardim do hall de entrada do ambiente; e Sansevieria Trifasciata, a popular “Espada de São Jorge”.

Há também a presença de duas representantes nativas, que ressaltam a beleza da flora brasileira e reforçam a ideia de afeto e apego às raízes: a Erythrina Speciosa, também conhecida como Mulungu (destaque central do espelho d’água); e Cortaderia Selloana ou Capins-dos-Pampas (na fachada da casa).

“Enquanto os dragoeiros representam a força e a determinação do ser humano, a erytrina simboliza a essência, a singularidade e o respeito do ser humano às diferenças existentes”, afirma Luciano.

Além de estar alinhada com a proposta da Casa Cor 2019, o uso das xerófitas também se dá devido a forte tendência do cultivo dessas espécies nas grandes cidades, portanto um novo formato de projetar o paisagismo residencial. “A escolha das plantas, tanto as xerófitas como as nativas, teve como objetivo conscientizar a todos sobre uma nova forma de projetar os jardins, a partir do cultivo de tipos que necessitem de pouca água na rega, além de ressaltar a importância da flora brasileira das em nossas casas”, conclui o paisagista.

Fonte: DC33 Comunicação

Luciano Zanardo desenvolve jardim com conceito de Xeropaisagismo
Luciano Zanardo desenvolve jardim com conceito de Xeropaisagismo
Luciano Zanardo desenvolve jardim com conceito de Xeropaisagismo
Luciano Zanardo desenvolve jardim com conceito de Xeropaisagismo

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Conforto e Requinte

Conforto e Requinte

Anunciantes

® 2019 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • CRECI
  • Ebade
  • ADEMI-BA
  • ABAF
  • Sinduscon