Arq & Decor

voltar

Por dentro da Casas Conceito #3


11/09/2019 14:23
Por dentro da Casas Conceito #3 Lucas Assis

As ilhas Creta, Mykonos, Paros, Sarakiniko, Navagio, localizadas na Grécia e a cidade litorânea Bodrum, na Turquia também foram referência para os profissionais desenharem seus projetos na 2ª Casas Conceito. As localidades dão nome a seis dos ambientes da mostra, levando pequenos pedaços do Mediterrâneo para a mostra.

Suíte Creta - Sinta Arquitetura

Para dar forma ao projeto da suíte Creta, os escritórios do arquiteto Gabriel Magalhães e Sinta Arquitetura optaram por uma paleta de cores sóbrias – tons de cinza, areia, caramelo e preto – e selecionaram materiais que trouxessem as texturas e sensações pretendidas: pedra natural, madeira, transparência, tons terrosos e arenosos. O espaço conta com uma cama posicionada de frente para o mar, banheira de pedra, espaço de estudos e leitura, poltronas de contemplação, um banheiro e um closet aberto, com penteadeira e cuba de pedra bruta. Peças de antiquário, esculturas, cerâmicas, e muitas obras de artistas como Djanira, Sandra Gamarra, Milena Oliveira e porcelanas de Arthur Piza, compõem a produção do ambiente que inclui ainda obras de Josilton Tom e porcelanas de Arthur Luiz Piza.

Refúgio Ilha de Paros – Ivan Rocha e Carlos Pinillo

Foi nos versos da canção ‘O Barquinho’, da dupla Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, que os arquitetos Ivan Rocha e Carlos Pinillos se inspiraram para criar o Refúgio Ilha de Paros, na Casas Conceito. Com ares de loft, sem perder o despojamento praiano, o ambiente abriga um estar com cozinha integrada, divididos por uma ilha onde são realizadas as refeições. A paleta de cores neutras, empregada nos revestimentos e no mobiliário, forma uma base limpa para receber as peças garimpadas em viagens e as obras de arte – como a escultura de Sonia Ebling e as peças dos artistas Bel Borba e Alba Vasconcelos –, além de acentuar o aspecto masculino da composição. Tons de bege, pérola, marfim e areia, em contraste com a parede pintada com um azul marítimo intenso, complementam o conceito.

Estar Mykonos - Estar Mykonos

A arquiteta Thais Braga trouxe suas referências sobre as praias ao redor do mundo para conceber o Estar Mykonos. Inspirada no tema da mostra, (A)Mar, ela trouxe toda referência externa da paisagem para dentro do seu espaço. Dentro deste conceito, a arquiteta usou um piso que tem conchas marinhas na sua composição para dialogar com o forro, com os móveis e adornos, bem como com os tapetes e a iluminação. Móveis de designers brasileiros como Sergio Rodrigues, Jader Almeida, Daniela Ferro, Leo Romano e Rodrigo Delazzeri, foram selecionados para compor o ambiente. 

Living Navagio - Wagner Paiva

Veio das Ilhas Jônicas, na Grécia, a inspiração para o arquiteto Wagner Paiva criar o Living Navagio. O profissional aproveitou-se da localização privilegiada para explorar todo o potencial do lugar. O projeto contempla a integração de dois ambientes, sem barreiras e com ampla circulação. Logo na primeira sala, o sofá emoldura a vista para o mar, enquanto o outro – ambos dos designers Danilo Lopes e Paula Gontijo – é abraçado por duas luminárias de piso. Para tornar o ambiente ainda mais aconchegante, o arquiteto optou por um pé-direito mais baixo com um forro destacado por um trabalho de pérgolas. O verde do mar está presente nas poltronas e no tapete de seda, que acompanham o piano de cauda que revela algo sobre a personalidade do morador, um apreciador de arte e, sobretudo, de música. 

Home Sarakiniko - Alexandre Nalin

Uma divisória de vidro transparente com telão de 100 polegadas revestido com película dual screen, que permite que a imagem seja vista dos dois lados, é o ponto central do Home Theater projetado pelo arquiteto Alexandre Nalin. Batizado de Home Sarakiniko, nome de uma praia na ilha de Milos, na Grécia, o espaço tem como conceito um ambiente versátil, aconchegante e tecnológico. Um cantinho de leitura também compõe o ambiente, cujos elementos como temperatura, iluminação, áudio e vídeo, são controlados pelo celular. O arquiteto usou pedras naturais como revestimento e laca dourada nos brises e painéis. Para compor o home, o arquiteto também usou peças de mobiliário de designers como Ricardo Fasanello e Sérgio Rodrigues. 

Cozinha Bodrum – Nágila Andrade

Materiais nobres, tecnologia, acabamentos modernos e muita criatividade. Assim a designer de interiores Nágila Andrade define a Cozinha Bodrum. Para dar ênfase a esse ambiente, a profissional optou por usar cores escuras no espaço. O ponto central da concepção do seu projeto, segundo explica, foi a cozinha como um todo, fornecida pela Dell Anno, que traz, além da beleza, tecnologia na sua concepção e no seu acabamento.

Fonte: Santa Clara Comunicação 

Por dentro da Casas Conceito #3
Por dentro da Casas Conceito #3
Por dentro da Casas Conceito #3
Por dentro da Casas Conceito #3
Por dentro da Casas Conceito #3
Por dentro da Casas Conceito #3

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Conforto e Requinte

Conforto e Requinte

Anunciantes

® 2019 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • ADEMI-BA
  • Ebade
  • ABAF
  • Sinduscon
  • CRECI