Arq & Decor

voltar

Revestir teto e paredes com madeira está em alta


20/11/2019 16:48
Revestir teto e paredes com madeira está em alta Foto: divulgação/ Mafer Comunicação

Quem visitou a CASACOR São Paulo 2019, a Hotel Design e outras mostras de decoração pelo Brasil observou o grande número de projetos que utilizam tanto os painéis de madeira em HDF, como as Lâminas Alpi, ou soluções produzidas por marcenarias, como painéis ripados. A tendência se justifica em função do aconchego e beleza que este recurso agrega aos projetos de interiores, permitindo a criação de nichos e outras soluções que integram o mobiliário.

Um exemplo é o projeto “Casa Grão por Starbucks At Home”, desenvolvido pelo escritório Très Arquitetura para a CASACOR São Paulo 2019. Os acabamentos da Sayerlack e as Lâminas Alpi utilizados neste projeto estão em sintonia com o conceito criado pelas arquitetas Fernanda Tegacini, Fernanda Morais e Nathalia Mouco, de um espaço intimista, proporcionando beleza e sofisticação. Veja abaixo a entrevista das profissionais:

Vocês costumam utilizar este recurso nos seus projetos?

Sim. Os painéis e revestimentos estão em vários de nossos projetos. Temos no DNA do escritório esse recurso! Usamos para camuflar portas e dividir espaços, por exemplo. Apostamos no desenho de marcenaria como nosso diferencial. Basicamente 90% do que projetamos é desenvolvido por nós!

Por que optaram por este recurso no projeto da CASACOR? Quais são seus benefícios?

A nossa ideia principal era trazer o aconchego da madeira para o projeto. Usamos materiais frios como porcelanato, mármore e a leveza de uma estrutura metálica, portanto queríamos fazer um contraste com esses elementos. Além disso, apostamos também em um diferencial para uma parte que geralmente é branca (como o teto) e passa despercebida.

Como avaliam o resultado estético da Lâmina Alpi neste projeto?

O material, aplicado no teto trouxe o aconchego que gostaríamos para o ambiente. Tínhamos poucas paredes, usamos uma estrutura metálica leve e queríamos seguir com essa ideia de leveza para a marcenaria. Além disso, fizemos um projeto luminotécnico para que não houvesse nenhuma intervenção e a madeira ficasse em destaque. 

Quais são os principais cuidados que devem ser observados na utilização dos painéis na parede e no teto? 

Nós sempre tentamos buscar um equilíbrio. Nunca usamos madeira no teto e na parede quando o piso também é de madeira, a não ser que seja uma intenção e um conceito do projeto. Uma vez que a gente tenha o piso de madeira, tentamos eventualmente trabalhar com os painéis de madeira, mas sempre intercalando com painéis pintados em laca e com o teto claro, para trazer esse equilíbrio. 

Na escolha dos padrões e cores, o que se deve observar?

Precisa existir um alinhamento da madeira com a paleta de cores e com o conceito do ambiente. Por exemplo, em um espaço mais sóbrio e mais elegante, optamos por uma madeira mais escura, que traz esse conceito. Se o projeto é mais jovem, mais descolado, usamos uma madeira mais clara que também combina melhor com esse conceito. 

O tamanho e a quantidade de iluminação dos espaços onde devem ser instaladas as paredes de madeira também precisam sempre ser considerados. Os espaços pequenos e com pouca iluminação, por exemplo, ficam melhores com madeiras mais claras. Já espaços maiores podem receber as mais escuras.

Sobre o Très Arquitetura:

Fruto da parceria entre as arquitetas Fernanda Morais, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco, o escritório tem atuação multidisciplinar, desenvolvendo projetos nas áreas de arquitetura residencial, comercial e corporativa, visando viabilizar a construção do espaço junto ao time de engenheiros e projetistas complementares, e interferindo por completo na interpretação do espaço para unificar os conceitos da arquitetura com a decoração.

Sobre a Sayerlack: 

Há mais de 50 anos a Sayerlack se posiciona na vanguarda tecnológica, acompanhando a evolução da indústria moveleira e do mercado de transformação da madeira. A marca mantém-se em constante evolução e investe no desenvolvimento de inúmeras inovações, soluções e tecnologias para preservar, tratar, enriquecer e tornar ainda mais belas as madeiras que fazem parte da vida das pessoas nos diversos países onde a marca está presente.

Fonte: Mafer Comunicação

Revestir teto e paredes com madeira está em alta
Revestir teto e paredes com madeira está em alta
Revestir teto e paredes com madeira está em alta
Revestir teto e paredes com madeira está em alta

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Conforto e Requinte

Conforto e Requinte

Anunciantes

® 2019 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • Ebade
  • ABAF
  • CRECI
  • Sinduscon
  • ADEMI-BA