Negócios e desenvolvimento

voltar

ABAF apresenta o setor florestal e o “Programa Ambiente Florestal Sustentável” na Fenagro 2019

Associação mantém estande no Setor de Cadeias Produtivas, de 23/11 a 01/12


21/11/2019 14:28
ABAF apresenta o setor florestal e o “Programa Ambiente Florestal Sustentável” na Fenagro 2019 Foto: divulgação/ Comunicação ABAF

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) mantém sua parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri) e vai estar presente na Fenagro que este ano acontece de 23/11 a 01/12, no Parque de Exposições de Salvador (BA). A ABAF estará novamente com o estande no Setor de Cadeias Produtivas para divulgar os mais recentes dados do setor florestal na Bahia e o Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), cujo objetivo é a diversificação do agronegócio através das florestas plantadas para o uso múltiplo da madeira.

As florestas têm um papel fundamental na mitigação da mudança do clima, especialmente por remover e estocar carbono nas florestas e nos produtos, além de evitar emissões ao prover produtos e serviços de origem renovável, em detrimento aos de origem fóssil ou não renovável. Vale reforçar que as florestas cultivadas têm ainda um enorme valor na regulação do fluxo hídrico, conservação do solo, manutenção da biodiversidade, entre outros serviços ambientais fundamentais para produção agrícola e para qualidade de vida.

A área com florestas plantadas no Brasil ocupa apenas 1% da área do país, mas é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais. Produtos de origem florestal estão presentes no nosso dia a dia e vão desde os mais evidentes, como papel e móveis, até produtos de beleza, medicamentos, alimentos e roupas. Entre os segmentos que usam a madeira como principal matéria-prima, podemos citar o de celulose e papel, celulose solúvel, o de painéis de madeira, o de pisos laminados, o de serrados e compensados, o de siderurgia a carvão vegetal, o de secagem de grãos e o de energia.

“Em um cenário futuro desafiador, as florestas estão ganhando um novo status. Da garantia de suprimento de matéria-prima para todos os usos da madeira – atuais e potenciais – a uma nova economia de baixo carbono, uma das soluções passa pelas florestas plantadas. Para isso, precisamos trabalhar na ampliação de mecanismos que incentivem o consumo de produtos florestais”, acrescenta Andrade.

ABAF: A assocação representa as empresas de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores. Por isso, a ABAF fomenta a pesquisa, investe na coleta e tabulação de dados, a exemplo do anuário Bahia Florestal. A indústria de base florestal usa a madeira como matéria-prima, com destaque para a produção de celulose, celulose solúvel, papel, ferro liga, madeira tratada, carvão vegetal e lenha para o processamento de grãos. A madeira utilizada é plantada e é considerada uma matéria-prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana.

Fonte: Comunicação ABAF
 

ABAF apresenta o setor florestal e o “Programa Ambiente Florestal Sustentável” na Fenagro 2019

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Conforto e Requinte

Conforto e Requinte

Anunciantes

® 2019 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • Sinduscon
  • Ebade
  • ABAF
  • CRECI
  • ADEMI-BA