Construção

voltar

Gesso, versatilidade em aplicações e funções

Em geral, o gesso pode ser usado em diversas situações, como forros e paredes, estantes, mesas e bancadas tendo sempre o cuidado de observar a sustentação


24/10/2014 14:44
Gesso, versatilidade em aplicações e funções Foto: Sacada

Existem dois tipos disponíveis no mercado, o gesso comum e o acartonado (drywall). A distinção entre eles é que o gesso comum é mais barato, porém mais instável, podendo trincar e mofar com mais facilidade, o que reduz as possibilidades de criação. Quanto ao drywall, é a placa de gesso revestida de papel acartonado, que além de mais resistente, trabalha a acústica com suas camadas de espuma que fazem o isolamento, permitindo o favorecimento da estética do ambiente e do conforto. Em áreas úmidas, a sua impermeabilização diminui a incidência de mofo e não tem o risco de amarelar e trincar, como no gesso comum.

O gesso, em geral, pode ser usado em diversas situações, como forros e paredes, estantes, mesas e bancadas tendo sempre o cuidado de observar a sustentação.

A arquiteta Andrea Almeida explica que, na concepção do projeto arquitetônico, com o forro, há diversas possibilidades de se trabalhar a iluminação. “Os efeitos cênicos no ambiente são explorados ao evidenciar a propagação de tonalidade de cor, intensidade de luz, favorecendo a ambientação e decoração, com a valorização dos detalhes dos móveis, quadros, esculturas. Todos os detalhes são concebidos na estruturação inicial do forro”, detalha. 

Quando se trata de forro de lojas ou butiques, Andrea observa que pensar a iluminação aliada ao consumo é primordial. “Primeiramente devemos levar em consideração o custo-benefício no sentido de otimizar a iluminação e os gasto, já que as luzes passarão a maior parte do tempo acessas. Na verdade, tudo depende do perfil do cliente e o que ele deseja do projeto”, especifica. 

Sobre as paredes feitas de gesso, a arquiteta evidencia o processo de fundação e os detalhes de sustentação das placas. “Quanto às paredes, primeiramente, faz-se o alicerce convencionalmente e marcam-se os prumos, para deixar a edificação em esquadro. Após, constroem-se os perfis e as amarrações. Na estrutura de ferro são fincadas as placas que são encaixadas através de ganchos e depois cobertos por uma fita. Dentro da estrutura a tubulação hidráulica e elétrica é acondicionada normalmente. Deve-se observar que os parafusos, buchas e caixas de luz são específicos para o gesso”, descreve.
 

Gesso, versatilidade em aplicações e funções
Gesso, versatilidade em aplicações e funções
Gesso, versatilidade em aplicações e funções
Gesso, versatilidade em aplicações e funções
Gesso, versatilidade em aplicações e funções

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Conforto e Requinte

Conforto e Requinte

Anunciantes

® 2019 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • CRECI
  • Ebade
  • Sinduscon
  • ADEMI-BA
  • ABAF