Construção

voltar

Drywall oferece praticidade e conforto

Sistema apresenta inúmeras vantagens que otimizam a construção


25/02/2016 16:41
Drywall oferece praticidade e conforto Foto: Divulgação

Por Silma Araujo

O Drywall é um sistema de construção a seco que utiliza chapas de gesso acartonado produzidas industrialmente a partir de gipsita natural e cartão duplex que são fixadas sobre estruturas metálicas para formar paredes e forros. Um composto de avançada tecnologia que se tornou a alternativa prática para substituir o uso do gesso convencional. As inúmeras vantagens que oferece em relação ao gesso tradicional são notadas em comparativos que avaliam os custos versus benefícios entre eles.

Vale ressaltar que, embora o Drywall possua diversos benefícios, a sua única restrição de uso é em relação a montá-lo em áreas descobertas, por isso a sua instalação é realizada somente em paredes e forros internos do imóvel.

Para montagem das paredes, primeiramente é feita a estrutura interna composta pelos montantes galvanizados (aplicados na vertical – do piso ao teto) e os guias (horizontal). Os montantes são postos a cada 60, 40 ou 30 cm, de acordo com a densidade da parede que se queira fazer. Para o acabamento, é usada uma fita apropriada que evita trincas e fissuras.

Os sistemas de Drywall para paredes são classificados como: Sistema a Seco (ST), quando a parede já está pronta para pintar logo depois de levantada; Resistente à Umidade (RU), ideal para locais úmidos como cozinha e banheiro; e Resistente ao Fogo (RF), muito usado em locais públicos.

Quanto aos forros, para a montagem, as cantoneiras são aplicadas nos arredores da parede para, em seguida, implantar o perfil galvanizado com canaletas a cada 60 cm. O regulador e o tirante (arame 10) são os componentes da estrutura que darão o suporte às placas de gesso acartonado, que são encaixadas umas às outras através de garras. Nele, o acabamento é feito com a fita, assim como com a parede.

Com essa estrutura milimetricamente instalada é possível economizar de 15 a 20% no fim da obra de um prédio, por exemplo. É o que afirma Marcos Vinicios Boaventura, da MG Móveis e Gesso, que trabalha há mais de 25 anos com o material. “Esse ganho significa uma grande vantagem, uma vez que exige menor quantidade de mão de obra. A facilidade de montagem também é um ponto positivo, pois com poucas orientações a pessoa já se torna capaz de manipulá-lo, por isso que atualmente os profissionais preferem trabalhar com este material. É interessante distinguir também o tipo de profissional que trabalha com o gesso acartonado, que é chamado de montador, daquele que trabalha com o gesso convencional, conhecido como gesseiro”, diferencia.

Segundo ele, as diferenças e vantagens do Drywall não param por aí. Há a questão do tempo de construção e a limpeza da montagem, uma vez que as paredes e o forro são concluídos com rapidez e geram uma quantidade de entulho reduzida. Por exemplo, um profissional e um ajudante conseguem fazer 50m de parede pronta para a pintura em apenas um dia, um tempo extremamente reduzido se comparado à estrutura de alvenaria, que geralmente leva uma semana. Além disso, a diferença do peso da estrutura também é um fator a ser considerado. Enquanto uma parede de alvenaria pesa 150 a 180 kg por metro quadrado, o Drywall pesa 25 kg, o que significa economia na fundação.

Com o gesso acartonado a reforma do imóvel se torna muito mais simples. É possível montar uma parede em um ambiente que já tenha o piso apenas assentando o Drywall com a dupla face. Essa versatilidade permite que a parede seja deslocada de lugar, transformando o layout do local facilmente. Também na hora de se consertar um vazamento de água, por exemplo, há vantagens. A facilidade está em ser suficiente recortar a placa com um estilete para permitir o reparo do encanamento, depois disso fecha-se a parede com o mesmo pedaço de placa e aplica-se o acabamento. Geralmente, esse tipo de serviço é concluído em apenas um dia e sem o tradicional quebra-quebra das paredes de alvenaria.

Outro benefício do Drywall citado por Marcos é o isolamento de ruídos, significando ótimo desempenho para tornar os ambientes mais confortáveis. “Geralmente, o efeito acústico é igual ao de uma parede de alvenaria e, caso se queira potencializar o bloqueio, é possível trabalhar com duas ou quatro placas de gesso acartonado a mais em cada parede. Além disso, ainda pode-se acrescentar a lã de vidro entre os perfis”, diz.

De acordo com ele, o Drywall também possibilita o isolamento térmico no ambiente. “Em uma parede de alvenaria que recebe incidência solar direta, o seu aquecimento é inevitável. Para reduzir o desconforto desse calor, é possível instalar uma contra parede de gesso acartonado, ainda dentro da casa, para proporcionar maior conforto de temperatura”, frisa.

Em relação à área útil, o ganho com o uso de paredes em gesso acartonado é superior, uma vez que são mais estreitas do que as de alvenaria. “A largura da parede convencional é de 13 cm, enquanto que a do Drywall chega a 9,5 cm, o que significa um ganho de espaço importante, principalmente para os ambientes reduzidos”, avalia Marcos.

Quando o assunto é decoração e acabamento o Drywall é preciso nas suas medidas e proporciona uma qualidade superficial única e perfeitamente lisa. Aceita qualquer tipo de acabamento, como pintura, textura, azulejos, pastilhas, mármore, granito, papel de parede, lambris de madeira e etc. Para pendurar artigos na parede, o furo pode ser feito com a furadeira comum e usar a bucha apropriada para o gesso acartonado. Importante considerar que, para instalar armários pesados, é necessário aplicar o reforço dentro da própria estrutura de Drywall para suportá-los com segurança. Quanto ao forro, o gesso acartonado permite soluções criativas, como o uso de curvas, recortes para iluminação embutida e muito mais.
 

Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.

Drywall oferece praticidade e conforto
Drywall oferece praticidade e conforto
Drywall oferece praticidade e conforto

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Harmonia e Sofisticação

Harmonia e Sofisticação

Anunciantes

® 2018 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • Ebade
  • CRECI
  • ADEMI-BA
  • ABAF
  • Sinduscon