Arq & Decor

voltar

Clássico e moderno em um só lugar

Projeto da arquiteta Inês Cerqueira aproveita objetos e móveis antigos da cliente sem perder o compromisso com o contemporâneo.


14/02/2017 17:47
Clássico e moderno em um só lugar Diogo Brasileiro

Pedro Hijo 

O desafio de projetar um apartamento moderno, sem esquecer de elementos clássicos, foi o que motivoua arquiteta Inês Cerqueira para criar a nova moradia de uma cliente em Feira de Santana. Grande nome do setor na cidade, a profissional já havia trabalhado reformando outro apartamento no mesmo edifício para esta cliente há 15 anos. Desta vez, a missão era aproveitar móveis e peças da antiga residência no novo projeto.

Com aproximadamente 380 m² e ótima planta, o apartamento contava com quatro suítes, sala íntima, sala de jantar, sala de estar com 50 m², duas varandas, cozinha e área de serviço amplas, além de outros apoios. A planta passou por mudanças. “Eliminamos a parede que separava o hall de entrada da sala de jantar, para integrar todos os ambientes”, diz Inês. “Também foi retirada a esquadria que fechava a varanda da sala, integrando o espaço gourmet à mesma. A outra varanda foi mantida como sala de ginástica”.

A parede que separava dois quartos foi retirada, dando lugar a uma super suíte para o casal, com closet, banheiro e escritório individual. As outras duas suítes foram mantidas e decoradas para receber os hóspedes e familiares. O desnível entre as salas de estar e jantar não permitiu grande rebaixamento do forro, portanto, foi utilizado um forro discreto para embutir a iluminação em fita de LED. “Criamos, assim, um ambiente mais aconchegante e pudemos aproveitar os plafons da La Lampe da proprietária”.

Com a sala ampla, foi adotado um sofá de quatro metros e uma estante com objetos e televisão, criando assim, outro ambiente para convívio e reuniões entre amigos. No jantar, mesa para 10 lugares, lustre de cristal e armários em vidro, com móveis de apoio nos dois lados para a funcionalidade do dia a dia.

A cozinha, um dos pontos altos do projeto, misturou cerâmica rústica com portas em vidro branco. O vidro com espelho também foi opção para o aparador de entrada, que ganhou desenho autoral de Inês. “Queria ampliar o espaço e dar elegância”, diz. O recurso também foi adotado no lavabo, acrescido da cerâmica rústica e iluminação embutida.

“O apartamento ficou elegante, funcional, com espaço, e pudemos aproveitar as peças da cliente. Atingimos o desafio o proposto, afinal, o novo apartamento não lembra em nada a antiga moradia”, comenta Inês.

Clássico e moderno em um só lugar
Clássico e moderno em um só lugar
Clássico e moderno em um só lugar
Clássico e moderno em um só lugar

leia também

VER TODAS ›

Anunciantes

® 2018 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • CDL
  • ADEMI-BA
  • APAFS
  • CRECI
  • Sinduscon