Arq & Decor

voltar

Dualidade de estilos

A modernidade encontra com a tradição em projeto de escritório assinado por Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza


07/11/2017 15:24
Dualidade de estilos Fotos: Xico Diniz

Pedro Hijo

A primeira sede de uma consultoria jurídica localizada na Bahia precisava ser um local elegante e que oferecesse conforto para quase 30 funcionários. A missão de desenvolver o projeto ficou nas mãos dos arquitetos Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza, responsáveis pela reforma e unificação de seis salas em um edifício recém-construído em Salvador.

“A estética que seguimos no projeto era a de um espaço confortável e com linhas contemporâneas”, diz Gabriel. A austeridade e os tons sóbrios, bastante comuns em projetos corporativos, foram mesclados a elementos de base neutra e cores claras para conferir mais jovialidade à empresa. “A marca do projeto é a dualidade de estilos, tons e acabamentos”.

AMBIENTES

Como ponto de partida, o espaço foi dividido em quatro setores básicos: área de público, produção, diretoria e serviço. O primeiro ambiente, voltado para receber os clientes e convidados da empresa, deveria ser mais sóbrio e foi totalmente revestido com piso vinílico madeirado da Pavimenti. Em contraponto, a recepção ganhou painel que camufla a entrada da sala de reunião e balcão de laca, preta e branca, respectivamente, ambos desenvolvidos pela S.C.A. Na espera, uma composição de mesas e sofá com debrum, todos de linha contemporânea, com poltrona Club Chair, em couro natural e tapete handmade Oriental Tabriz, completam a mistura de estilos. Nas paredes, fotografias em preto e branco de Wagner Paiva e gravuras coloridas de Edineuza Bezerril. Em cima da mesa lateral, a luminária de Jader Almeida, fornecida pela Home Design, finaliza a iluminação e o clima aconchegante.

Ainda na área de acesso público, a sala de reunião, também revestida em madeira, conta com enorme mesa para reuniões confeccionada pela S.C.A. e iluminação assinada pela Omni Light

DETALHES

Na mudança de setor do escritório, partindo para as quatro salas de produção, entram as grandes divisórias de vidro e alumínio preto. No piso, um carpete em placas melhora a absorção de ruídos e garante conforto acústico para o espaço. As baias, mesas e armários da S.C.A. mesclam dois tipos de lâminas: uma madeirada e outra em tom areia. No teto, o forro modulado auxilia a manutenção do espaço e agrega as luminárias quadradas da Omni Light. Gabriel conta que a diretoria, que tem acesso independente e cerca de 50m², foi dividida em duas partes. . “Pensamos a primeira como um espaço confortável para abrigar reuniões informais ou happy hours para os clientes”, diz. Lá, o sofá Revere em linho cinza, poltrona Open, mesas laterais Mezanino e mesas s de centro Bizet, todos da Home Design, são apoiados sobre tapete Kilim Geométrico, da Bagdá, que se sobrepõe ao carpete mesclado. Sobre o sofá, fotografias fornecidas pela Pena Cal Galeria. Ao fundo, um grande móvel de apoio em lâmina de madeira, executado pela S.C.A, conecta às duas partes da diretoria, servindo tanto como apoio de bar e livros, quanto para o trabalho diário.

A segunda parte da diretoria conta com uma mesa de mais de 3m de extensão, executada pela S.C.A, e com dupla função: além de servir ao CEO da empresa, faz as vezes de sala de reunião privativa. Sobre a mesa, luminária com Sargento, desenhada por Jader Almeida, além de objetos da Bizâncio. Ao fundo, a estante é iluminada indiretamente e recebe a coleção de livros de direito do executivo. Ao lado dela, duas grandes gravuras de Wakabayashi, fornecidas pela Pena Cal Galeria, finalizam o ambiente.
 

Dualidade de estilos
Dualidade de estilos
Dualidade de estilos
Dualidade de estilos
Dualidade de estilos
Dualidade de estilos
Dualidade de estilos
Dualidade de estilos
Dualidade de estilos
Dualidade de estilos
Dualidade de estilos
Dualidade de estilos
Dualidade de estilos
Dualidade de estilos

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Harmonia e Sofisticação

Harmonia e Sofisticação

Anunciantes

® 2018 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • ADEMI-BA
  • Ebade
  • CRECI
  • Sinduscon
  • ABAF