Desenvolvimento Urbano

voltar

ABAF faz compensação ambiental

Ipê Amarelo, Tamboril, Paineira e Ipê Caraíba foram algumas das espécies escolhidas


17/05/2018 14:15
ABAF faz compensação ambiental Divulgação / Comunicação ABAF

Quarenta mudas (com mais de 1,5m de altura) de Ipê Amarelo, Tamboril, Paineira e Ipê Caraíba foram plantadas na última sexta-feira (11/05) pela manhã na Praça do Stiep, em Salvador (BA). Com este plantio, a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) fez a compensação ambiental do evento que apoiou institucionalmente, o “ACV de A a Z” – realizado de 8 a 10/05 no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O plantio contou com a parceria com Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (SECIS), e a empresa Caetá Ambiental.

“O programa de compensação ambiental objetiva compensar as emissões de gases do efeito estufa causadas pelas diferentes atividades do evento da edição de Salvador. O evento ocorreu no auditório da FIEB com área de aproximadamente 900 m2, duração de 2,5 dias e cerca de 150 participantes (sendo 100 deles oriundos da própria região metropolitana, 40 deles oriundos do estado da Bahia e 10 de outros estados do Brasil). Assim, o cálculo da pegada de carbono do evento resultou em 4,21 toneladas de CO2 equivalente. Portanto, a compensação das emissões do evento requer o plantio de 40 árvores com média de 0,72 m3 de madeira na parte aérea por árvore”, explica José Adolfo de Almeida Neto, da comissão organizadora. O “ACV de A a Z” é um programa de sensibilização e treinamento para tomadores de decisão públicos e privados através de eventos de rede no campo da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Brasil. Os eventos visam desenvolver capacidades e compartilhar conhecimentos relacionados as abordagens do ciclo de vida para promover a sustentabilidade.

 

“Faz parte da nossa visão contribuir com ações que tenham a ver com o meio ambiente, com a sustentabilidade e com a multiplicação de árvores. As ações da ABAF estão muito voltadas para as regiões rurais, o que é muito bom porque descentraliza o desenvolvimento, a geração de emprego etc. Mas, pela segunda vez, temos a oportunidade de contribuir para o reflorestamento gradual, e que esperamos que seja continuado, em Salvador. A preservação faz parte do nosso negócio. As empresas do setor preservam mais de 380 mil hectares de matas nativas no interior do estado e essa é uma ótima iniciativa para contribuirmos em Salvador”, declarou o diretor-executivo da ABAF, Wilson Andrade.

“A iniciativa de promover a compensação ambiental é muito pertinente e estamos no período chuvoso, que é ideal para plantar. Além disso, o plantio de árvores é sempre uma ação positiva, que contribui para o controle do microclima e para a qualidade de vida dos cidadãos”, explica André Fraga, titular da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação.

Os eventos:

São nove eventos de sensibilização e capacitação, dois deles foram realizados em 2017 e sete em 2018: Brasília (21-23 de novembro de 2017), São Paulo (27-29 de novembro de 2017), Rio de Janeiro (13-15 de março de 2018), Porto Alegre (23-26 de abril de 2018), Curitiba (19 de abril e 2-4 de maio de 2018), Salvador (8-10 de maio de 2018), Jaguariúna (28-30 de maio de 2018) e Brasília (17 e 20 de junho de 2018).

Fonte: Comunicação ABAF 

ABAF faz compensação ambiental
ABAF faz compensação ambiental
ABAF faz compensação ambiental
ABAF faz compensação ambiental
ABAF faz compensação ambiental

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Harmonia e Sofisticação

Harmonia e Sofisticação

Anunciantes

® 2018 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • ADEMI-BA
  • Sinduscon
  • CRECI
  • Ebade
  • ABAF