Construção do shopping popular pretende requalificar centro comercial de Feira

Exigências legais e estudos técnicos já estão sendo cumpridos para que e a obra possa ser licitada dentro do prazo 

Foto: Divulgação

por Isis Moraes

Feira de Santana vai ganhar um empreendimento que promete requalificar o seu centro comercial. Orçado em 30 milhões de reais, o shopping popular será construído em regime de parceria público-privada, no Centro de Abastecimento, para onde serão remanejados os vendedores ambulantes que atualmente ocupam o centro da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, o espaço terá capacidade para a instalação de 1.800 boxes, que serão distribuídos em três pisos. Ele informou ainda que o shopping contará com ampla área de circulação, escadas rolantes, praça de alimentação, agência bancária, estrutura de segurança, banheiros, serviços de estacionamento e de entretenimento, além de uma passarela, que dará acesso ao Transbordo Central.

Denominada Pacto de Feira, a proposta conta com a participação de 21 instituições e foi aprovada pela sociedade civil e vendedores ambulantes. “Foram realizadas três audiências públicas, envolvendo feirantes, comerciantes e ambulantes. Em todas elas foram apresentadas alternativas e soluções que poderiam complementar o projeto. Então, fizemos uma avaliação de todas as sugestões e, no dia 25 de fevereiro, apresentamos o conceito do shopping”, explicou Borges Júnior.

Segundo o secretário, a empresa mineira Piu Invest Empreendimentos e Incorporações S/A, atuante em vários estados do Brasil, manifestou interesse em assumir a construção do empreendimento. “Estudos técnicos já estão sendo realizados, a fim de que as exigências legais sejam cumpridas e a obra possa ser licitada dentro do prazo”, afirmou.

Antonio Carlos Borges Júnior disse também que a prefeitura já iniciou o cadastramento biométrico dos ambulantes, para a criação de um banco de dados que conterá todas as informações sobre os vendedores que atuarão no espaço. “Nesse cadastro, além das fotos, constarão informações como idade, sexo, tipo de atividade e tamanho da área a ser ocupada. Com isso, poderemos traçar um perfil real de cada empreendedor e planejar, com maior eficácia, locais adequados e dotados de toda a infraestrutura necessária a cada um”, observou o secretário, informando que a entrega do shopping está prevista para fevereiro de 2015.

Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Leia também

Em destaque