Green

voltar

Novo índice irá avaliar sustentabilidade das cidades brasileiras

Ferramenta a ser lançada esse mês vai mapear, monitorar e avaliar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nessas localidades


17/03/2021 18:40
Novo índice irá avaliar sustentabilidade das cidades brasileiras Ferramenta pretende monitorar agenda sustentável de cada cidade e assim auxiliar na transformação local, nacional e global. | Foto: Jason Caruso/Burst

No próximo dia 23, será lançado o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-Brasil), que irá avaliar 770 cidades do país com base em mais de 80 indicadores.

O mapeamento irá contemplar todos os biomas brasileiros, capitais e municípios com mais de 200 mil eleitores. Com a ferramenta, será possível monitorar a agenda sustentável e orientar a gestão local. O Índice atribui, para cada município, uma pontuação específica por objetivo e outra, mais abrangente, para o conjunto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O lançamento será realizado em evento virtual, das 10h às 11h30 e irá contar com a participação do coordenador geral do ICS, Jorge Abrahão, e do presidente da SDSN, Jeffrey Sachs. A ideia é ajudar os municípios e a sociedade no cumprimento dos ODS, mobilizando cada vez mais essas comunidades em direção à transformação efetiva, por um planeta mais sustentável sobre os pilares econômico, social e ambiental.

A metodologia utilizada foi elaborada pela rede SDSN (Sustainable Development Solution Network), iniciativa que nasceu dentro da ONU e busca soluções sustentáveis no âmbito local, nacional e global, levantando conhecimentos através do apoio técnico, acadêmico, da iniciativa privada e sociedade civil. A rede nasceu dentro da ONU e já desenvolve índices para vários países ao redor do mundo.

O IDSC-Brasil é uma iniciativa organizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com Sustainable Development Solutions Network (SDSN), e conta com o apoio do Projeto CITinova e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). 

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Deslumbre traduzido em madeira, vidro e pedra.

Deslumbre traduzido em madeira, vidro e pedra.

Anunciantes

® 2021 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • Sinduscon
  • Ebade
  • ADEMI-BA
  • CRECI
  • ABAF