Construção

voltar

Telhas e telhados: conheça os diferentes tipos de cobertura

Veja as principais opções para a sua construção


16/04/2021 19:22
Telhas e telhados: conheça os diferentes tipos de cobertura As opções em cerâmica são o estilo mais tradicional e conhecido. | Foto: David Cashbaugh/Unsplash

A escolha da telha ou telhado correto é uma das fases mais importantes para quem está planejando ou executando uma obra. Portanto, conhecer um pouco sobre esse assunto pode auxiliar na escolha da peça indicada para a sua edificação e evitar muita dor de cabeça.

As telhas se ajustam ao modelo arquitetônico do imóvel e cada tipo possui características inerentes como material, inclinação, durabilidade, custo, cor e isolamento térmico.

Os tipos mais usados na construção civil vão da telha galvanizada às telhas francesas. Há uma diversidade de modelos no mercado.

A telha francesa, também conhecida como marselha, exige uma inclinação maior do telhado por ser quase plana e é ideal para locais com vento forte. Ela pode cobrir 1 m² com apenas 16 peças. Com o telhado colonial, que possui um formato côncavo, são necessárias 24 peças para cada m².

Os telhados são o sistema construtivo mais utilizado na construção civil e vão do tipo uma ou meia água até múltiplas águas. O quatro águas é muito utilizado nos projetos atuais. Versátil, ele permite o rápido escoamento da água e pode ser utilizado com platibanda ou beirais, com a cobertura mais ou menos visível.

Há também o telhado duas águas, o modelo tradicional com duas superfícies vem em duas opções: cangalha ou tipo americano. Ele pode ser dividido ao meio pela cumeeira (tipo cangalha) ou ter as laterais maiores (tipo americano).

Outra opção é a construção caixote, com placas pré-moldadas e telhas, que não deixa o telhado aparente e apresenta um efeito bonito esteticamente e moderno.

Quanto aos materiais, há telhas de vidro, cerâmica, fibrocimento, alumínio, aço zincado, autoportantes, plásticas e de concreto. O telhado ondulado, como muitos sabem, é uma opção econômica e popular encontrada no mercado em fibrocimento e fibra vegetal. A primeira opção tem baixo conforto térmico e exige o devido isolamento para não elevar muito a temperatura do ambiente onde será inserido. Já a fibra vegetal é uma alternativa mais sustentável e segura.

É fundamental escolher para a cobertura um produto impermeável, resistente a impactos, leveza que não exija muito das estruturas de apoio e bom isolamento térmico e acústico.

E na hora de aprovar a ripa para telhado, procure uma madeira certificada visto que esse é um material que precisa ser resistente e de qualidade, com bom acabamento e durabilidade, devido à função de distribuir a carga gerada pela cobertura e sua aparência ficará visível. 

leia também

VER TODAS ›
LEIA EDIÇÃO IMPRESSA › Deslumbre traduzido em madeira, vidro e pedra.

Deslumbre traduzido em madeira, vidro e pedra.

Anunciantes

® 2021 Sacada. Todos os Direitos Reservados
Tacitus Tecnologia

Parceiros

  • ADEMI-BA
  • Ebade
  • ABAF
  • Sinduscon
  • CRECI