Março Mulher: programa municipal busca elevar autoestima de mulheres quilombolas

Cinema como ferramenta de empoderamento feminino em Salvador 

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 7 de março, cerca de 30 mulheres quilombolas da Ilha de Maré, que são acolhidas pelo programa Mãe Salvador, terão a oportunidade de participar de uma sessão de cinema no Salvador Norte Shopping. Essa iniciativa faz parte das atividades do programa municipal Março Mulher, que tem como foco o público feminino, e está sendo organizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em conjunto com as secretarias de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Reparação (Semur), com apoio do Salvador Norte Shopping.

O filme escolhido para a sessão de cinema das mulheres quilombolas de Ilha de Maré foi “Mulher Rei”. Baseado em fatos reais e reconhecido por representar de forma inspiradora mulheres negras, o filme acompanha a história de Nanisca, interpretada por Viola Davis. Nanisca foi uma comandante do exército do Reino de Daomé, um local muito poderoso na África entre os séculos XVII e XIX. O grupo militar liderado por Nanisca era composto somente por mulheres, que lutaram juntas contra os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras. 

De acordo com Djara Mahim, subcoordenadora de Ações Estratégicas, o objetivo da sessão de cinema é elevar a autoestima das mulheres quilombolas, que são verdadeiras líderes em suas comunidades e em seus lares. “Enxergamos a saúde de forma integral e entendemos que as políticas públicas precisam agregar diversas linhas de atuação para o fortalecimento da autonomia física, social e psíquica dessas mulheres e, ‘Mulher Rei’, é verdadeiramente um filme inspirador. As personagens nos inspiram sobre determinação, autoconfiança, senso de justiça e busca por respeito e direitos. Reconhecermos essa força retratada bem no filme é o primeiro passo para uma verdadeira mudança”, destaca.

Ao longo do mês de março, serão realizadas diversas outras atividades, como webinar, Caravana da Saúde, atendimentos nos postos municipais e nos Centros de Referência de Atendimento à Mulher. A programação pode ser conferida no site www. saude. salvador. ba. gov. br e nas redes sociais da Prefeitura.

Leia também

Em destaque