Operação Chuva 2023: Salvador planta árvores para melhorar drenagem durante período chuvoso
Nesta segunda-feira (27), a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis) iniciou uma série de ações de plantio de árvores em Salvador, como parte da Operação Chuva 2023. Em parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a primeira ação ocorreu às 10h no canteiro central da Avenida Garibaldi, como parte de uma estratégia ambiental para a cidade.
O propósito da iniciativa é contribuir para reduzir o impacto do fluxo de águas das chuvas no solo e melhorar o sistema de drenagem durante o período chuvoso em Salvador. Estima-se que, durante a Operação Chuva, sejam plantadas cerca de 3 mil árvores em diferentes bairros da cidade.
Marcelle Moraes, responsável pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal, ressalta que a plantação de árvores trará benefícios não só para o controle do fluxo de água, mas também para a questão climática, visto que a absorção de gases do efeito estufa contribuirá para a melhoria do microclima local. “Essa contribuição ganha força neste momento de Operação Chuva, mas é uma prática que queremos incentivar a todos os soteropolitanos em qualquer circunstância. A sustentabilidade precisa ser cotada como fator fundamental para o avanço de qualquer metrópole, pois traz inúmeras vantagens socioambientais e de bem-estar para toda a comunidade”.
Além de plantar árvores, a Secis terá outra ação inédita na Operação Chuva 2023: o resgate, acolhimento e abrigo de animais em áreas de risco durante chuvas torrenciais que exigem evacuação. Essa atividade será realizada pela Diretoria de Proteção Animal (Dipa) em colaboração com a Brigada K9 de bombeiros voluntários.
Durante a fase de alerta da Operação Chuva 2023, a Codesal oferece gratuitamente um cadastro para que qualquer cidadão possa receber informações e alertas meteorológicos. Para se inscrever, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP para o número 40199. Além disso, a instituição funciona em regime de plantão 24 horas por dia, e atende a chamadas de emergência através do número gratuito 199.