Gota: como mudanças no estilo de vida podem ajudar a controlar a doença

É importante o acompanhamento de um profissional da área

A Gota é uma condição de saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Essa doença é causada por altos níveis de ácido úrico no sangue, que se acumulam nas articulações, resultando em inflamação, dor e inchaço.

Os sintomas da Gota podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem dor intensa em uma ou mais articulações, vermelhidão, inchaço e rigidez. A condição pode afetar qualquer articulação, mas é mais comum nas articulações do dedão do pé, tornozelo, joelho e punho.

A Gota é mais comum em homens do que em mulheres e tende a afetar pessoas com idade entre 30 e 50 anos. Fatores de risco para a condição incluem obesidade, consumo excessivo de álcool, dieta rica em purinas (encontrada em alimentos como carnes vermelhas, frutos do mar e cerveja) e certos medicamentos, como diuréticos.

Embora a Gota seja uma condição crônica, ela pode ser gerenciada com o tratamento adequado. Além disso, mudanças no estilo de vida, como perda de peso, redução do consumo de álcool e uma dieta saudável e equilibrada, também podem ajudar a controlar os sintomas da Gota.

Ainda que a Gota possa ser uma condição debilitante e dolorosa, existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar as pessoas a gerenciá-la. Se você está enfrentando sintomas de Gota, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

No Instagram da Dra. Camila Cendon, médica baiana, reumatologista e doutoranda pela USP, é possível seguir e aprender algumas dicas.

Leia também

Em destaque