William Medeiros*
No dia 05 de junho os olhos de todo o mundo voltam-se para o meio ambiente e a necessidade urgente de preservação das florestas e rios, de sustentabilidade e cuidados para a redução da temperatura global. O Brasil, como uma das maiores áreas de biodiversidade do planeta ganha ainda mais destaque neste cenário. O país ocupa a 5ª posição no ranking mundial de construções sustentáveis, do qual fazem parte 180 países, no sistema LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental). Atualmente há mais de 1.500 construções sustentáveis, sendo que 641 são certificadas e 50 milhões de metros quadrados ainda buscam a certificação Green Building Council Brasil.
Estes dados ganham relevância se considerarmos o peso do mercado da construção na economia, já que responde por 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e representa 34% do total da indústria. E mesmo com o crescimento do número de edifícios sustentáveis, o setor ainda causa diversos impactos ambientais, do consumo de recursos naturais para a produção de insumos para o canteiro de obras, passando por mudanças de solo, vegetação, até os reflexos no aumento no gasto de energia elétrica, por exemplo. Também é considerado como um dos que mais gera resíduos, o que está relacionado à falta de processos adequados. Somente o melhor gerenciamento já traria um ganho para o meio ambiente, além da redução de custos.
A visão da Sto, líder mundial em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (EIFS) para fachadas, paredes e acabamentos para a indústria da construção, sempre foi “Construir com Consciência”, o que faz com que este que o Grupo (incluindo a Sto Brasil) sempre esteja comprometido com este princípio, com a produção e desenvolvimento de produtos sustentáveis. Como especialistas na ciência do edifício, as inovações Sto melhoram recursos da construção promovendo redução do consumo de água; reduzindo a geração de entulho; e controlando o volume de compostos orgânicos voláteis (VOCs) em nossos produtos, utilizando água como solvente, o que reduz sua emissão na atmosfera.
Mais do que um “slogan”, a missão da Sto de ” Construir com consciência” significa que estar comprometida em fazer a coisa certa para os funcionários, as comunidades impactadas no processo produtivo e o mundo. O incentivo à sustentabilidade, segurança, inovação contínua, saúde e o bem-estar e produção de produtos e serviços de construção com um desempenho superior são valores essenciais que orientam escolhas inteligentes que se refletem em tudo o que a Sto faz e constrói.
Uma das evidências é que entre 1965 e 2015, cerca de 80 bilhões de litros de óleo de aquecimento foram salvos pelos sistemas Sto instalados em todo o mundo. A redução resultante das emissões de dióxido de carbono totalizou 247 milhões de toneladas. Mais de 80 bilhões de litros de petróleo foram economizados com a utilização dos Sistemas Construtivos da Sto, como o StoTherm, que é hoje a maneira mais sustentável de revestir, pois utiliza menos energia, reduz o fluxo de resíduos sólidos e descarte em aterros sanitários em cerca de 75%. Se comparados aos métodos tradicionais de construção, o consumo de água é cerca de 90%menor.
Em relação à geração de resíduos, com o objetivo de reduzir esse impacto, com foco na sustentabilidade e geração de economia apoiamos ações de logística reversa junto a construtoras parcerias, como a Trisul, por exemplo. Temos também as certificações ISO 9001 e 14001 em muitas das nossas subsidiarias ao redor no mundo. No Brasil possuímos a de controle formal de processo ISO 9001 e todas as autorizações federais, estaduais e municipais atualizadas, como o Certificado de Regularidade do IBAMA e a Licença de Operação emitida pela CETESB. Participamos de diversos programas e projetos para a melhoria da qualidade e normatização do setor como, por exemplo, o PSQ Tintas e Massa Niveladora da ABRAFATI (Associação Brasileira da Indústria de Tintas).
Acreditamos que se todas as empresas do setor da construção e de outros segmentos da economia fizeram a sua parte com certeza estaremos contribuindo para um mundo melhor, onde o respeito e o cuidado com o meio ambiente sejam parte do cotidiano e não mais uma preocupação.
*William Medeiros é engenheiro civil e atua na área comercial há cerca de 20 anos, com destaque para o varejo, distribuição e venda direta, além de exportação. No Marketing, desenvolveu produtos, embalagens e estratégias para o lançamento e introdução de produtos no mercado, inclusive com participação nos maiores eventos do setor da construção. É gerente nacional de vendas, marketing e atendimento ao cliente da Sto Brasil onde atua desde 2014.