Na campanha, 100% dos lucros das vendas da edição limitada serão revertidos para Instituto Das Pretas por meio do projeto Escola de Elisas para a realização de encontros sobre o tema
No último mês de maio, NIVEA celebrou a construção de novos futuros de crianças em parceria com o Instituto Das Pretas. A marca apoia o projeto Escola de Elisas, por meio de sua jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões, em dois eventos especiais para incentivar a educação antirracista para crianças negras e não-negras.
A partir do investimento de 100% dos lucros das vendas da edição especial do NIVEA Creme #OToqueQueTransforma, a organização lança uma cartilha sobre o tema e realiza rodadas de aprendizado e diálogos com mães, avós, tias, cuidadoras e responsáveis pelas pequenas e pelos pequenos.
Criado em 2022, o projeto com meninas negras de 8 a 12 anos tem como caminho a literatura e a poesia para o incentivo de um letramento racial poético. A ideia é proporcionar às pequenas participantes um espaço de trocas e convivência, no qual podem construir de forma saudável as suas identidades, exercitando o sonho e a imaginação, além de contribuir para que dialoguem sobre negritude, empoderamento feminino e futuro.
Agora, com o apoio de NIVEA, Escola de Elisas propõe duas ferramentas especiais semear futuros e abrir espaços de diálogo: o lançamento de uma cartilha de educação antirracista e letramento racial feita pela organização para orientar e educar adultos que queiram promover o tema para crianças negras e não-negras; e dois encontros especiais focados em pessoas adultas responsáveis ou cuidadoras de crianças. Assim, as participantes são estimuladas a resgatarem em si mesmas uma cultura antirracista, cuidar e educar a partir dessa reconstrução.
“Foi bonito acompanhar o primeiro ciclo de Escola de Elisas, pois vimos como é potente a conversa sobre orgulho, identidade e ancestralidade desde a infância. Agora, falar sobre educação antirracista com suas pessoas responsáveis é mais do que necessário, afinal, é um tema que deve estar no contexto da educação de todas e todos. Nós, adultos conscientes do nosso papel de formação do caráter de crianças, também temos muito o que aprender”, comenta Ligia Annunziato, líder da Agenda de Propósito da NIVEA.
Ações de dentro para fora
NIVEA e Instituto Das Pretas realizaram dois importantes eventos para registrar o novo momento da Escola de Elisas. O primeiro, no escritório da NIVEA em São Paulo, a marca convidou Priscila Gama, CEO, Luana Loriano, diretora e head de Educação, e Nataly Volcati, analista de Projetos, do Instituto Das Pretas, para falar sobre educação antirracista, letramento racial e lançar a nova cartilha em primeira mão para pessoas colaboradoras da companhia.
“A cartilha é um material muito rico e necessário para conversarmos com as nossas crianças. Fiquei muito honrada de assinar o posfácio desse material e feliz de ver como as pessoas da companhia engajaram com o evento, compartilhando suas histórias”, comenta Edinalva Souza, integrante do time de Finanças da NIVEA e do Grupo de Afinidade Abrace Nossa Cor, um coletivo de pessoas colaboradoras de diversas áreas que atua para trazer mudanças efetivas e fortalecer a cultura interna da companhia.
“Ações como essa voltadas para a educação antirracista são de suma importância. Essa iniciativa é fundamental para combater o racismo estrutural e promover a equidade racial de dentro para fora dos ambientes corporativos. Deste modo, a cartilha de educação antirracista faz-se necessária para pessoas cuidadoras que querem iniciar nesse processo de letramento antirracista, ou que precisam de um reforço, para serem agentes transformadores do futuro no presente, que garanta a diversidade e inclusão em todos os lugares, principalmente em seus núcleos familiares,” avalia, Luana Loriano.
O segundo encontro aconteceu em 24 de maio, em Vitória (ES), para 30 identidades femininas (mães, avós, tias e criadoras) responsáveis que queiram ampliar os conhecimentos sobre o tema e promover a educação antirracista para crianças negras e não-negras. Além disso, a convite da marca de cuidados pessoais, influenciadoras negras e mães e imprensa especializada em pautas raciais participaram da experiência na capital capixaba, incluindo um passeio por pontos turísticos importantes para a história negra da região com o Guia Negro.
“Ter essa vivência no Espírito Santo, território do Das Pretas, foi uma experiência de muito valor. Ter este projeto alocado lá é a certeza de ver nossas mensagens se espalhando por diversas comunidades e círculos de cuidado”, avalia Ligia Annunziato.
“Quando assumimos o compromisso de levar esse letramento para dentro de NIVEA, pensamos no futuro e na sustentabilidade da humanidade. A empresa se mostra disposta a operar isso. Trazer o evento para a cidade de Vitória, no Espírito Santo, é um processo de inovação para todos os capixabas. Sou muito orgulhosa de fazer parte dessa história”, complementa Priscila Gama.
Latinhas com Cuidado
As icônicas latinhas de NIVEA Creme que fazem parte da edição especial que beneficiará o projeto Escola de Elisas já podem ser encontradas em pontos de venda em todo o País, como farmácias, supermercados, perfumarias e também no e-commerce. São quatro versões com ilustrações e mensagens cheias de cuidado, como “Você é importante”, “Estamos juntos nessa”, “Eu te amo” e “Conte sempre comigo”.
NIVEA Creme é um poderoso hidratante para todos os tipos de pele. Está há mais de 110 anos cuidando e hidratando especialmente áreas mais ressecadas do corpo, como cotovelo, calcanhar, joelho, mãos e pés. Com glicerina e Eucerit®, mantém o toque suave na pele. Preço sugerido: R$ 27,59.