Evento de inovação envolve 200 jovens dos colégios Tecla Mello e Georgina Erismann em disputa de melhor projeto; Finalistas serão avaliados por especialistas
Envolver estudantes de ensino médio da rede pública e jovens aprendizes em iniciativas que visam a inclusão de maior diversidade em ambientes como escolas, governos, universidades e empresas. Este é o principal objetivo do Innovation Camp by Dell Technologies, fruto da parceria entre a Junior Achievement Brasil e a Dell Technologies. O projeto prevê a participação de 2.300 alunos inscritos e será desenvolvido em oitos estados, a exemplo da Bahia.
Nessa terça-feira (06), a ação acontece em Feira de Santana e envolve cerca de 200 estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Professora Tecla Mello, no bairro SIM, e no Colégio Estadual Georgina de Melo Erismann, no bairro Jardim Acácia. Eles terão a oportunidade de participar de uma maratona de inovação e criatividade com foco em desenvolver ideias de solução baseadas no desafio da Dell.
De acordo com o professor André Luís Matos, do Colégio Estadual Professora Tecla Mello, “o aluno que se permite participar de uma atividade como essa, se envolve e participa, ele cresce, se dando a oportunidade de fazer algo diferente do cotidiano dele, do tradicional”. Para ele, “esse tipo de ação muda a história de vida de muita gente, inclusive, nós, professores, quando vemos a possibilidade dessas transformações acontecerem, notamos que precisamos seguir aprimorando nossa forma de lidar com o conhecimento e de preparar esses jovens para a vida”, destaca.
Em Salvador, o Innovation Camp by Dell Technologies teve início na sexta-feira (02), no Colégio Estadual Thales de Azevedo, no bairro da Costa Azul. Nessa quarta-feira (06), mais uma rodada da ação será realizada com a participação de novas turmas. Na Bahia, o projeto vai contemplar 400 estudantes.
Dinâmica
Os jovens serão instigados a propor soluções para o seguinte desafio: como trabalhar a Diversidade e o sentimento de pertencimento de grupos representativos nas organizações? O objetivo do projeto é desenvolver habilidades como resolução de problemas, criatividade, inovação e pensamento crítico nos participantes.
As equipes serão organizadas em grupos de até cinco pessoas e a ideia é desenvolver soluções inovadoras para um desafio específico contando com o apoio e mentoria de voluntários experientes. Para a proposição das soluções, os times aprendem ferramentas de design thinking e prototipação.
Neste ano, cada estado vai realizar uma competição interna, em que as melhores soluções serão encaminhadas para o Demoday Nacional. Os finalistas serão avaliados por uma banca de jurados composta por membros da Dell Technologies e especialistas de mercado.
A solução vencedora será definida a partir de critérios pré-estabelecidos, como adequação à temática, diferencial competitivo, engajamento com o projeto e inovação – acrescenta Jessica Rangel, gerente de projetos da JA Brasil.
Sobre a JA
Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior Achievement, fundada em 1919, estimula o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho através do método “aprender-fazendo”.
A cada ano, a rede da JA Worldwide mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há 36 anos no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.
Na Bahia, há 17 anos, são cerca de 90 mil jovens beneficiados, cerca de cinco mil voluntários, mais de 470 escolas parceiras e mais de 50 empresas parceiras. A JA Bahia atua no estado com atendendo alunos do ensino fundamental e médio com programas que abordam conteúdos de educação financeira, empreendedorismo e preparação para o jovem no mercado de trabalho. Para conhecer sobre os programas e como fazer parte, basta acessar jabrasil.org.br/ba e redes sociais: @jabahia.