Por meio do aplicativo de acolhimento e denúncias e treinamentos online, a marca e a instituição querem alertar a população sobre os nove sinais de relacionamentos abusivos e atingir mais de 12 mil brasileiras
A marca Yves Saint Laurent Beauté apresenta o programa global Abuso Não é Amor, que visa prevenir e ajudar a combater a violência praticada pelo parceiro íntimo (VPI), em território brasileiro e em parceria com o Instituto AzMina, organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a igualdade de gênero.
Por meio de diversas ativações, desde mensagens de alerta em banheiros públicos, aplicativos de denúncias até treinamentos online, a marca e a instituição querem conscientizar as pessoas sobre os nove sinais de alerta de relacionamentos abusivos e impactar mais de 12 mil mulheres no país.
Para tal, a marca ativou o site oficial do programa no Brasil, onde oferece treinamento online e recursos educacionais para sobreviventes de relacionamentos abusivos e aqueles que procuram se tornar aliados na luta. A ferramenta de treinamento ajuda as pessoas a entender a natureza multifacetada dos relacionamentos abusivos, os nove sinais* e orientações sobre como abandonar a situação ou ajudar um(a) amigo(a) a sair da situação de abuso. Mais informações estão disponíveis no site do programa.
Além disso, como parceiro oficial da YSL Beauté no Brasil, o Instituto AzMina disponibiliza um aplicativo de enfrentamento à violência doméstica, o PenhaS. Como parte da ação de Abuso Não é Amor, o aplicativo está sendo utilizado para compartilhar informações e um mapa com os serviços públicos de atendimento às sobreviventes de violência em todo o Brasil, assim como acolher e orientar, junto à equipe AzMina, mulheres de todo o Brasil dispostas a ajudar mulheres em situação de violência. As usuárias podem escolher até cinco pessoas de sua confiança para serem acionadas em caso de urgência.
Segundo pesquisa da OMS, a violência por parceiro íntimo (VPI) continua sendo uma das formas mais comuns de violência contra as mulheres, com quase 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo sofrendo VPI e/ou violência sexual pelo menos uma vez na vida. Para Sabrina Zanker, diretora da L’Oréal Luxo, a conscientização e o educacional ainda são os meios principais para mudar realidades.
“Com o objetivo de alertar a população brasileira ainda mais, no Dia dos Namorados, data em que tem um aumento de 20% de violência contra parceiro ou parceira, lançamos um Programa que visa colocar mensagens de alerta em banheiros, pontos e terminais de ônibus, e outros 500 espaços no Rio de Janeiro e São Paulo sobre o que NÃO é amor. Quem se identificar com a mensagem, pode entrar em nosso site de treinamento ou buscar suporte direto pelo aplicativo Penhas”.
O programa Abuso Não é Amor foi lançado, globalmente, em 2020 com três grandes parcerias com organizações sem fins lucrativos nos Estados Unidos, Reino Unido e França. Este ano, o programa expandiu seu alcance para incluir parcerias de base em 25 países, sendo o Brasil um deles.
Essas parcerias locais se concentram principalmente em oferecer sessões educativas sobre os nove principais sinais de VPI e conscientizando sobre como intervir quando um ente querido está em um relacionamento abusivo. Até agora, mais de 500.000 pessoas foram beneficiadas pelas organizações parceiras ou líderes do projeto no grupo L’Oréal ao redor do mundo, com a meta de treinar 2 milhões de pessoas até 2030.
“Em Yves Saint Laurent Beauté, acreditamos firmemente no apoio à liberdade e à independência das mulheres. Ao aprender sobre a natureza do VPI e sobre como os sinais de abuso muitas vezes são escondidos à vista de todos, nossa marca está mais motivada do que nunca para continuar a expansão do programa, apoiando organizações sem fins lucrativos em todo o mundo”, explica Sabrina Zanker, diretora geral da L’Oréal Luxe no Brasil.
O lançamento da campanha de 2020 incluiu um vídeo de conscientização com a embaixadora da YSL Beauté, Zoë Kravitz, que é uma importante defensora da causa e que apoia o programa Abuso Não é Amor desde seu lançamento. Junto com este vídeo, a marca também lançou uma série de nove vídeos animados sobre os nove sinais de abuso, que foram compartilhados nas plataformas da YSL Beauté. Já no Brasil, a campanha conta com Marina Ruy Barbosa como principal voz para compartilhar casos de relacionamentos abusivos vividos por diversas mulheres e alertar as pessoas sobre os sinais, divulgados em suas redes sociais.