A marca reforça a quebra de estereótipos e a liberdade de ser você mesmo, sem regras ou imposições da sociedade
O que é o normal? O conceito de “normalidade” é formado por diversos estereótipos criados e disseminados na sociedade, colocando regras nas maneiras de se viver. Risqué, marca líder no mercado de esmaltes e pertencente ao Grupo Coty no Brasil, celebra mais uma vez a liberdade de ser quem você é por meio da desconstrução de padrões com o lançamento da nova coleção “Reinvente o Normal”, com a campanha produzida pela Ampfy.
Com oito novas cores, a novidade foi inspirada no posicionamento da marca e nas discussões sobre quebra de padrões e preconceitos, que permeiam todas as comunicações de Risqué. Além disso, a campanha tem o objetivo de inspirar as pessoas a serem quem elas quiserem ser, usando as cores de esmaltes como ferramenta expressão.
“Quem disse que tem um jeito certo de ser? Somos todos únicos, sem estereótipos, não nos encaixamos em qualquer definição que nos imponham. Risqué vem levantando essa bandeira da diversidade há tempos e a nova coleção vai ao encontro desse movimento. Enquanto marca, sempre buscamos convidar a sociedade a desconstruir rótulos e abrir-se para uma nova forma de pensar, reivindicando desde pequenas revoluções a grandes mudanças. Reinventar o normal é uma forma de revolução”, explica o conceito da coleção, Regiane Bueno, vice-presidente de Marketing da Coty no Brasil.
“A campanha criada para a nova coleção surge em linha com a proposta da marca de repensar padrões, questionar estereótipos e levantar essa bandeira da autoestima, das cores e da livre expressão. Com diversas peças em múltiplas plataformas, nossa campanha é diversa, pop, colorida, leve e moderna, reforçando a estética da marca e nosso tom de voz empoderado”, afirma Juliana Coelho, diretora de criação da Ampfy.
O lançamento traz tons de marrom, cremoso e metalizado, azul, bronze, roxo, amarelo neon, cinza e vermelho, que são tendências no segmento de moda e beleza. Os nomes dos esmaltes também foram inspirados em conceitos muito comuns em discussões sobre quebra de padrões e estereótipos.
Um exemplo é o “Neon Gender” (amarelo), que faz referência à quebra de tabus em relação ao conceito de gêneros e o “Sem Filtro” (marrom), um incentivo da marca à não utilização de filtros que distorçam a realidade, muito comum nas redes sociais. Outros nomes dados aos produtos são “Não Me Rotule” (marrom metálico), “Comigo Ninguém Cobre” (cobre metálico), “Politicamente Colorida” (roxo), “Padrãozinho Pra Quem” (vermelho), “Geração CTRL Z” (cinza) e “Fora da Caixinha” (azul claro metálico).
Para Sabrina Duarte, diretora de cena da MAGMA, participar deste novo momento de Risqué foi um prazer, principalmente, pelo atual momento da marca, que busca abordar questões tão fundamentais, como de gênero e estéticos. “Esse filme é mais um incentivo aos questionamentos, e traz a importância de assumir as identidades com naturalidade, independente do externo”, conta.
A nova coleção Risqué Reinvente o Normal veio para incentivar que as pessoas se aceitem cada vez mais e expressem quem são de verdade. Com tantos padrões de beleza e comportamento, a marca quer ver cada vez mais diversidade e inclusão de corpos, tons de pele, etnias, sexualidade, gênero, entre outras minorias que se sintam excluídas na sociedade.