Prestes a disputar seu sexto torneio mundial, jogadora apresenta coleção da marca desenvolvida pela Centauro, do Grupo SBF, para dar mais visibilidade à causa
Poucos dias antes de entrar em campo pelo Brasil, Marta, a renomada estrela do futebol feminino, decidiu concretizar o movimento Go Equal. Iniciado em 2019 como uma campanha em prol da igualdade de gênero no esporte, a causa se transforma agora em uma marca, com uma coleção de peças exclusivas, a fim de ampliar a visibilidade desse movimento.
Para isso, a também embaixadora global da ONU Mulheres escolheu a Centauro, maior rede multicanal de produtos esportivos da América Latina, para criar a Go Equal e concretizá-la como uma marca que fomenta a liberdade para jogar, como forma de inspirar a prática esportiva feminina.
À venda nas lojas e e-commerce da Centauro e no Studio78, ambas parte do ecossistema esportivo do Grupo SBF, a primeira coleção de Go Equal está disponível nas versões treino, com produtos voltados à prática esportiva; e casual, que reúne peças para uso no dia a dia.
Composta por camisetas, bermudas, calças, bonés e tops, todas com o símbolo e frases do movimento, as peças foram desenvolvidas para inspirar e empoderar mulheres e homens que se identificam com a causa. Nesse sentido, todos os royalties das vendas serão doados para projetos de empoderamento feminino.
Foi durante uma partida entre Brasil e Austrália, ao comemorar um gol de pênalti, que Marta – a maior artilheira de todos os tempos do torneio mundial, entre mulheres e homens -, chamou atenção pela primeira vez para a desigualdade de oportunidades no futebol. A chuteira, inteira preta, exibia um sinal de igual (=) nas cores azul e rosa, símbolo da iniciativa de Go Equal, que tem como papel legitimar e promover o espaço da mulher no esporte para que ela tenha liberdade de atingir o seu melhor.
”Como falamos no início, quando entrei no movimento, a bola é igual, o campo é igual, as regras são iguais. As mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens. Não há motivo para não receberem o devido reconhecimento”, afirma Marta.
“Estou extremamente feliz com a parceria com a Centauro, que me permitiu transformar a causa que defendo em uma marca, para que os fãs de futebol e aqueles que se identificam com a causa possam, assim como eu, fazer parte dessa iniciativa tão importante. Acredito que ter ao lado a maior rede de artigos esportivos do país, que apoia o fomento do esporte feminino e vende a marca Go Equal, ampliará ainda mais o alcance da causa”, complementa a jogadora.
Para a Centauro, a parceria com a atleta colabora para a promoção do protagonismo feminino no esporte e contribui para jogar mais luz na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. “Apoiamos o esporte feminino e o lançamento de Go Equal enquanto marca é uma oportunidade de reverberar a causa e amplificar o legado da Marta, que inspirou e inspira tantas outras atletas e mulheres em todo o mundo. A Centauro tem muito orgulho de ter sido escolhida para esse projeto tão significativo”, afirma Fernanda Arechavaleta, diretora de marketing e reputação da Centauro.
Empoderar e apoiar o público feminino na prática esportiva está entre os pilares de maior atenção da Centauro. No campo social, por meio do programa Centauro Transforma, que tem como objetivo conectar e empoderar as mais variadas organizações que trabalham com inclusão de pessoas em vulnerabilidade social por meio do esporte, a empresa atingiu um número de mais de 5 mil meninas e mulheres atendidas.
Para este ano, a projeção é ultrapassar a marca de 10 mil. Entre as organizações apoiadas, com foco no público feminino, está o Meninas em Campo. O projeto tem o intuito de tornar o futebol feminino mais acessível por meio de um ambiente esportivo seguro e inclusivo, promovendo saúde, convivência social, construção de valores coletivos, além do aprimoramento da consciência crítica e da cidadania. A rede é ainda patrocinadora e detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Paulista Feminino de Futebol até 2024.
Campanha Liberdade para Jogar
A campanha de lançamento da marca Go Equal foi inspirada em uma carta escrita por Marta em 2017. O texto intitulado ‘Carta para eu mesma quando jovem’, traz toda a trajetória com os desafios, as conquistas e o preconceito vivido por uma garota que amava futebol. Agora, às vésperas de entrar em campo para defender a camisa verde e amarela mais uma vez, a atleta escreve uma nova carta.
Desta vez, imaginando a Marta do futuro. E projeta um mundo em que mulheres vão jogar em estádios lotados, com a torcida vibrando nas arquibancadas e com igualdade de oportunidades e reconhecimento. O vídeo gravado traz a jogadora dizendo que o pontapé inicial foi dado e convidando todos a fazerem parte do movimento Go Equal. Confira o vídeo completo aqui.
Com rebranding da marca do movimento realizado pela Rebu e campanha assinada pela DM9, a iniciativa será divulgada nas redes sociais da Centauro e amplificada por influenciadores digitais e personalidades do esporte. Todos serão convidados a se juntar ao movimento. O objetivo é transmitir e ampliar a mensagem de equidade de gênero no futebol e no esporte em geral, reverberando a importância da causa que tem a atleta como sua principal representante desde 2019.
Para promover a ação, serão realizadas algumas ativações entre os meses de julho e agosto. Está previsto um “tuitaço” em que influenciadores e personalidades vão compartilhar o filme da campanha. Já a Centauro, vai trocar a foto de perfil em todas as redes sociais com o sinal de igual do logo da marca e convidar a jogadora Marta e influenciadores a aderirem ao movimento. Haverá também pílulas de conteúdo em collab com a Centauro, shorts no YouTube do canal Desimpedidos e reels na página do Instagram da apresentdora Marília Galvão.
Nas lojas, além da coleção exposta em destaque, os conteúdos da campanha estarão presentes nos videowalls para engajar o consumidor final com o movimento.
Em agosto, os influenciadores Fred, Marília Galvão e Bianca dos Santos do canal Desimpedidos da NWB, que também faz parte do Grupo SBF, estarão na Austrália e na Nova Zelândia para cobertura dos jogos, produzindo conteúdos que contribuirão para reverberar as mensagens do movimento.
Coleção inspirada na atleta
A estilista da Centauro, Marcela Moreira, que desenvolveu a coleção, conta que a jogadora foi sua principal influência para criação de todas as peças. “Marta foi a persona que mantive em mente desde o início até o desfecho da criação da coleção. Levei em consideração sua personalidade e representatividade no esporte, sendo uma atleta e ídolo que inspira as novas gerações. Sua história, trajetória e preferências foram cuidadosamente consideradas em cada peça”, afirma.
A cartela de cores do movimento, que tem o roxo como tom principal, também foi levada em consideração. Na marca, a cor representa a igualdade e valorização das mulheres no esporte. Outro tom predominante, o laranja tem um significado relevante na construção do logotipo, trazendo vibração e irreverência. Tons como bege e marrom foram adicionados à paleta.
Além disso, a coleção traz mensagens acolhedoras, convidando todos a jogarem juntos. O símbolo de igualdade (=), logotipo da marca, foi desconstruído, incorporando elementos gráficos como texturas e emblemas, simulando um brasão de time.
Nas peças de treino, foram considerados aspectos técnicos, como a necessidade de tecnologia e ergonomia para proporcionar conforto e alívio térmico. Para isso, foram escolhidos tecidos com tecnologia de secagem rápida, alta sustentação e toque agradável. O objetivo é oferecer o que há de melhor em matéria-prima esportiva disponível no mercado nacional.
A coleção conta com produtos diversos com frases de empoderamento, a partir de R$ 89,99 até R$ 139,99.