6 cuidados básicos no inverno para evitar a queda capilar

Uma das dicas é usar na rotina de cuidados produtos que contêm ativos que estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo e que favorecem o fortalecimento dos fios

Divulgação/Widi Care

Você já ouviu falar que no inverno aumenta a incidência da queda de cabelo? Sim, isso realmente acontece! O couro cabeludo, por ser uma área bastante exposta, sofre muito com a variação do clima. Durante o verão os dias costumam ser mais ensolarados, e quando o couro cabeludo é exposto a essa luz, produz mais melanina.

Já nas estações frias, por conta dos dias nublados, prejudica a produção dessa proteína. Dessa forma, além de atrasar o crescimento capilar, os cabelos podem tornar-se mais frágeis e propensos à queda.

Os cuidados em casa são muito importantes e o primeiro passo para manter as madeixas fortes e com o crescimento saudável. Por isso, Thuany Oliveira, especialista em produtos da Widi Care, traz dicas de cuidados básicos para evitar a temida queda nesse período!

Frequência da higienização

“No geral, recomenda-se higienizar os fios de 2 a 3 vezes na semana, pois a oleosidade natural dos fios protege as madeixas”, explica Thuany Oliveira.

Enxágue bem os fios

Essa dica, apesar de simples, vale ouro e é onde tudo começa! Na hora do banho, é importante enxaguar bem os cabelos, removendo o shampoo e o condicionador completamente. A presença de resíduos no couro cabeludo pode fazer com que haja mais oleosidade, “bloqueando” a circulação e promovendo a queda de cabelo.

Evite água muito quente na hora de lavar os cabelos

A temperatura elevada da água do banho pode impactar no aumento da queda capilar, sem contar que propicia um aumento excessivo na produção de óleo. Esse é um mecanismo de defesa do organismo, que ao perceber uma maior perda de hidratação nos fios, produz óleo exageradamente. Assim, há maior tendência para o surgimento de caspa e até mesmo da dermatite seborreica. “Usar água morna ou fria é o ideal, pois são temperaturas ótimas que não agridem a pele do couro cabeludo e nem desestabilizam a produção de oleosidade.”, ensina a profissional.

Não durma de cabelo molhado

Essa é uma das principais regras! Dormir com o cabelo úmido “abafa” o couro cabeludo e favorece a proliferação dos fungos, causando descamação, vermelhidão e coceira. Além disso, favorece o enfraquecimento, causando a queda. O ideal é tirar o excesso de água com a toalha — apertando e sem esfregar — ou com o secador, sem esquecer de aplicar o finalizador com proteção térmica, na temperatura média e a uma distância de 20 centímetros do couro cabeludo.

Cuidado com o atrito aos prender os fios

Por estilo ou praticidade, prender o cabelo é inevitável, porém vale tomar cuidado com o atrito causado pelos elásticos. Ao escolher, prefira os que são revestidos de tecido — com facilidade na hora do estica e puxa, deslizam melhor nas madeixas evitando que os fios se quebrem. “Os que são feitos com material de meia calça também são boas opções, pois além de evitar a quebra, também não deixa os fios marcados”, enfatiza Thuany.

Use produtos que fortalecem o cabelo

“Existem produtos de cuidados capilares que contêm ativos que estimulam a circulação sanguínea na região do couro cabeludo e favorecem o fortalecimento dos fios. Assim é a linha Cabeleira, da Widi Care. Os produtos são formulados com biotina, cafeína, aminoácidos, extrato de gengibre e PROHAIRIN®: um blend de ativos com 11 aminoácidos de origem vegetal que agem de forma sinérgica para proporcionar uma revitalização completa. Indicada para todos os tipos de cabelos, a linha é completa e conta com shampoo, condicionador, máscara, tônico e fluído. Seu uso contínuo, estimula o crescimento saudável, fios mais fortes e cabelo mais solto, macio e brilhante”, finaliza Thuany Oliveira.

Leia também

Em destaque