A indústria do turismo está em constante evolução, impulsionada pelas novas tecnologias que têm transformado a forma como viajamos e consumimos serviços e produtos. De olho na experiência dos consumidores, na eficiência e até nas práticas ESG, os negócios no setor estão se transformando, criando oportunidades e gerando valor reputacional.
Enriquecer a experiência do consumidor cada vez mais passa por estratégias data-driven, pela internet das coisas, por sustentabilidade e por negócios digitais que se tornam provedores de escolhas fáceis e personalizadas.
O ecommerce, os mobile apps e os sistemas de localização, por exemplo, facilitam a mobilidade por meio das mais variadas formas de transportes, dentro e fora das grandes cidades. Com grandes marketplaces o turismo rodoviário ganhou novo fôlego, com os geolocalizadores ficou mais fácil encontrar atrações, com as avaliações de usuários ficou mais fácil confiar nos serviços e lugares, com os tours virtuais ficou mais fácil preparar planos de viagens, conhecer hospedagens e as principais atrações turísticas.
Uma das principais mudanças trazidas pelas novas tecnologias é a facilidade do planejamento de viagens e a autonomia que isso gerou para o consumidor. Antigamente, era necessário consultar diversos guias de viagem, mapas e fazer ligações para reservar hotéis e restaurantes.
Com a popularização dos smartphones e a expansão da cobertura de redes móveis, estamos sempre conectados, o que nos permite compartilhar experiências em tempo real, nos aprofundar em conteúdos especializados criados pelas atrações e manter contato com amigos e familiares. Além disso, as redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa para inspirar outros viajantes e obter dicas e recomendações de pessoas que já visitaram os lugares que pretendemos conhecer.
Agora, com apenas alguns cliques, podemos acessar aplicativos e sites que oferecem todas as informações necessárias para planejar uma viagem. Podemos encontrar rotas, pontos de interesse, avaliações de outros viajantes, reservar hotéis, alugar veículos, salvar bilhetes e até mesmo comprar ingressos para atrações turísticas por ecommerce.
Até as fotografias digitais colaboram para a modificação do consumo, formação de desejo e demandas, seja com o compartilhamento ou com os esforços que muitas atrações têm criado para a “instagramar” a realidade, criando verdadeiros cenários que se popularizaram em todo o mundo.
Um grande exemplo são os letreiros que carregam mais do que o próprio nome de uma cidade, ou de um slogan, mas que tentam refletir as características culturais e de estilo de vida de uma região, como em Salvador, Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e outras inúmeras capitais brasileiras e cidades do interior. E sabe o que acontece? Forma-se fila para tirar fotos que serão replicadas aos milhões nas redes sociais.
Há ainda muitas outras inovações tecnológicas que estão transformando as interações no turismo como filas digitais, QR codes, pagamentos sem contato, chats integrados (in-app chats), chatbots que simulam conversações humanas, buscas por voz, tecnologias de reconhecimento, experiências imersivas, realidade aumentada, NFTs e muito mais. Parte delas são integradas no dia a dia e já nem notamos ou pensamos muito como estão modificando nossos planos, escolhas e viagens.
Também tem se tornado cada vez mais relevante o desenvolvimento do turismo a partir de fatores que levam em consideração o impacto ambiental, aspectos culturais, econômicos, a participação comunitária e a sustentabilidade como um todo. Como o compromisso de todo o ecossistema do turismo em Fernando de Noronha com o programa Noronha Plástico Zero, um marco que transformou a região no primeiro território sem plástico descartável de uso único do Brasil.
Um outro exemplo nesse sentido foi a criação do plano de Visitação Yaripo – Ecoturismo Yanomami, que contou com ampla participação dos Yanomami da região de Maturacá, na criação de experiência de imersão na floresta, atividades de montanhismo e pesca esportiva, gerando renda e empregos na comunidade.
Toda a indústria do turismo está passando por uma transformação impulsionada pelas novas tecnologias e pelas práticas ESG. Desde o planejamento da viagem até a experiência em si, as inovações tecnológicas e a preocupação com os impactos têm facilitado e enriquecido a forma como viajamos.
As empresas de todos os portes nesse ecossistema precisam de uma visão clara de como serão os mundos e de que no fundo dessas mudanças está a eficiência, a redução de custos e impactos, a economia de tempo, comodidades e a criação de experiências que enriquecem a vida dos viajantes em vários aspectos.
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Lukasz Gieranczyk é CEO da Quero Passagem, um marketplace de passagens de ônibus que atende todo o Brasil, conectando pessoas a lugares pelas rodovias do país.