Projeto Histórias da Cor leva conhecimento da cultura africana para alunos de escola municipal

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

A equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Waldeck Ornelas, em Fazenda Grande I, está atualmente envolvida na realização do projeto Histórias da Cor. O objetivo central é fomentar o apreço pela cultura africana e indígena junto aos alunos.

O projeto proporciona experiências literárias e acesso a autores negros como Lázaro Ramos, Emicida, Kalipsa Brito e Nilma Lino, capacitando os 168 alunos a se verem como protagonistas e a construírem novas relações identitárias que enalteçam suas culturas.

A diretora da instituição, Aline Santos, destacou a importância de resgatar conhecimentos ancestrais, a fim de empoderar a próxima geração. “Precisamos compreender que as pessoas pretas têm o seu espaço e que fazem diferença no mundo. Embora seja um desafio considerável, especialmente ao tratar com crianças de dois a cinco anos, se pudermos alcançar isso, poderemos impactar suas mentalidades para o futuro”, afirmou.

A vice-diretora e coordenadora do Cmei, Margareth Sousa, contou que o projeto teve origem na percepção de “demandas identitárias” dentro da escola. A intenção é estimular as crianças a compartilhar essas discussões nas próprias casas, inclusive por meio de uma “maleta viajante” contendo literatura afrodescendente, para envolver as famílias.

“Nosso objetivo era reestruturar este espaço, transformando-o em um local que respire e construa uma identidade que reflita nossos povos. Assim, transformamos essa demanda em um projeto. Nossa meta é converter a escola em um espaço antirracista, um desafio que demanda tempo e persistência”, acrescentou.

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