Imóvel de 250m² passou por uma grande obra em todos os espaços, se tornando mais iluminado e contemporâneo
O apartamento Garden, localizado no bairro Alto de Pinheiros, na cidade de São Paulo, não era novo quando foi adquirido pelos atuais proprietários. O imóvel, que já havia sido habitado antes, estava há mais de 10 anos sem modificações, sendo necessário uma reforma geral para se adequar ao estilo de vida e gostos do casal com um filho. Após oito meses de obras, sob o comando da designer de interiores Marília Veiga, o apartamento ficou pronto para receber os novos moradores.
A designer conta que o espaço era bastante escuro, tinha um forro de gesso todo recortado na sala de estar, e a marcenaria existente estava ultrapassada. A ideia principal era fazer uma reforma completa, que contemplasse todos os espaços, desde o lavabo até a suíte do casal, deixando o local mais contemporâneo, claro e com uma bela decoração. A reforma envolveu troca de materiais, revestimentos e nova pintura, e a única área que não precisou passar por uma grande transformação foi o banheiro do filho.
Marília ouviu bastante os moradores para conseguir realizar seus desejos, e manter o local com a cara deles, sem deixar impessoal. Um dos pedidos foi manter a poltrona Mole que eles já tinham, e foi reformada, ganhando um novo tecido em tom berinjela. A cor combina com a paleta de todo o apartamento, que segue a base neutra, deixando o destaque das cores para objetos e itens pontuais. O proprietário, que é fotógrafo, participou do estudo do projeto, para que fossem usadas suas fotos nos locais certos formando composições, trazendo ainda mais personalidade.
Um dos maiores diferenciais do projeto é a marcenaria, que permitiu uma integração da sala de jantar com a cozinha, através da porta de correr que fica embutida quando aberta.
Foram feitos diversos painéis para esconder as portas, e integrar uma adega que era existente. Além disso, foi feito uma bay window, com futon e almofadas, um espaço para relaxar e ler.
Os proprietários gostam muito de madeira, então, a marcenaria chama atenção por todo o espaço, criando uma continuidade muito bem-vinda em projetos integrados, e ainda permite a ampla utilização de todos os ambientes, os tornando funcionais. Próximo à mesa de jantar, foi feita uma estante iluminada, no meio da sala de estar. Também foi feito um buffet personalizado, em tom de verde água, que conversa com as cadeiras. A combinação da decoração com a madeira clara dos móveis deu o toque principal, para deixar o apartamento aconchegante e acolhedor, além de moderno.
Um dos maiores desejos dos moradores era ter uma cozinha nova. Inicialmente, a vontade era que ela fosse totalmente aberta, com um bom recuo para que a moradora pudesse produzir vídeos. Para isso, o ambiente pode ser integrado ou não com a sala de jantar, por meio de uma grande porta de correr, que quando está aberta, se embute, para que a cozinha fique totalmente voltada para a sala.
Outro grande destaque do projeto é o banheiro da suíte do casal, onde foi criado um espaço com banheira, sendo praticamente uma sala de banho. A natureza em volta dá o toque especial, além da grande incidência de luz natural, que cria um local de descanso e relaxamento em meio à capital paulista.