Soluções criadas pelo Studio 92 Arquitetura dá mais amplitude aos ambientes com ideias de marcenaria e utilidade para espaços “mortos”
A premissa para os projetos do Studio 92 Arquitetura é a integração dos ambientes, fluidez e aproveitamento de espaços. Por isso, as arquitetas Debora Terra e Jessica Lucas Pereira projetam soluções criativas para o melhor aproveitamento de cada metro quadrado e, até mesmo criando mais alguns, em seus projetos e reformas de apartamentos.
É o caso desse apartamento antigo, localizado na região da Augusta (São Paulo), que reformado, ganhou algumas metragens na planta, originariamente, com 90 m². Os poucos metros adicionados ao novo layout foram com ideias de marcenaria, eliminação de ambientes, portas e paredes sem utilidades, que proporcionaram ao projeto uma maior circulação, iluminação natural, arejamento e novos espaços.
Por ser um apartamento antigo, da década de 70, estava “destruído” e foi totalmente reconstruído derrubando as paredes da cozinha e integrando-a à sala, a da lavanderia deixando a cozinha maior e com boa circulação de ar e espaço e outras reformas.
Duas curiosidades interessantes nesse projeto da cozinha que permitiram ao ambiente ganhar algumas metragens a mais: a primeira foi o fechamento da porta de serviço (para o mesmo corredor do elevador social) com parede drywall. No local foi colocada a geladeira e uma bancada com armários inferiores (MDF amadeirado – Carvalho Arauco) e superiores com boa profundidade (Fórmica verde pastel), além de prateleiras com nichos. E a segunda foi derrubar a parede entre a cozinha e o banheiro de serviço, isso permitiu aumentar o espaço e colocar mais um armário (MDF amadeirado – Carvalho Arauco) e 70 cm de profundida para dispensa.
Na parede oposta foi criada uma bancada em quartzo branco para área molhada, de cocção até a lavandeira unindo ao tanque com armários inferiores (Fórmica verde pastel) e nichos para o forno elétrico, a lava-louças embutida e uma fruteira em marcenaria seguindo a mesma linguagem estética dos armários. A parede splashback recebeu azulejo na cor rosa e na parte superior, armários em MDF com estrutura em serralheria e portas de vidro canelado. No piso foi colocado porcelanato Superquadra concreto (Portobello)
Revitalização de elementos vintage e mix de cores e texturas
O Studio 92 Arquitetura trouxe uma proposta moderna para o apartamento usando novos materiais nos acabamentos com uma linguagem atual, marcenaria planejada e revitalização de elementos vintage como o taco de madeira que estava debaixo de um piso vinílico. Com o piso original recuperado e resinado, a ideia foi trazer ao projeto a mistura harmoniosa do antigo com o novo criando espaços descolados.
A porta de entrada do apartamento ganhou cor com o rosa magenta. Na sala foi criado um espaço para os livros, cds, LPs e vitrola com prateleiras em MDF e estrutura em serralheria com iluminação em LED com luz difusa destacando o acervo do casal.
O que não pode faltar em um projeto do Studio 92 Arquitetura é cor, muita cor. A sala traz esta mistura de cores e texturas com sofá em dois tons (vinho e rosa claro). Atrás do sofá foi criada uma meia parede em drywall para apoio na cor mostarda contrastando com a cor cimento queimado nas paredes e com as prateleiras em concreto e madeira que dão suporte a objetos e plantas. O escritório desenhou também um aparador em madeira com portas com detalhe em maxurabi.
Este espaço recebeu também uma rede dando um charme ao ambiente e um tapete de tear em tons degradê de azul. Na área para refeições uma mesa redonda em madeira com quatro cadeiras e pendente traz um acolhimento intimista.
A iluminação tanto para os ambientes sociais, quanto para o quarto e home office, é em eletrocalhas e lâmpadas balloom, trazendo um ar mais industrial e contemporâneo aos espaços.
Criatividade e otimização de espaço
Mesmo integrado, esse apartamento mantém privacidade nos dois home offices, para que o casal, que trabalha em casa, possa ter cada qual seu espaço de individualizado. Um dos home office é um espaço coringa para receber hóspedes, para isso foi colocada uma bicama de solteiro que pode ser transformada em cama de casal, mas que no dia a dia serve como um sofá foi colocada neste espaço.
Para ganhar algumas metragens, a parede do corredor deste quarto (home office) foi totalmente removida e substituída por portas de correr em fórmica. Este recurso, além de otimizar o espaço e dar mais amplitude, permitiu maior entrada da luz natural aos demaisambientes – social e home office – que podem ficar integrados quando o painel está aberto.
Este home office também ganhou um aparador com 55 cm de profundida com cavas embutidas na parede da janela. Uma bancada de madeira para estação de trabalho e prateleiras em serralheria com pintura eletrostática na cor preta. Além de um colorido kilim trazendo a proposta das cores que invadem o apartamento.
O outro home office foi criado em um quarto, que antes servia para armazenar bagunça, e com a reforma se tornou em um espaço agradável e bastante arejado com a solução de derrubar a janela que dava para lavanderia. No lugar foi projetada uma porta de correr com estrutura em serralheria na cor azul e vidros e, quando aberta, fica totalmente embutida na parede. Esta solução trouxe maior luminosidade, já que a arquitetura externa do edifício tem cobogós onde fica a janela da lavanderia e os dois ambientes ficam totalmente harmonizados e integrados.