Conselho exige a apresentação de documentos relacionados à montagem de estruturas e planos de segurança e emergência
Por baixo – e ao redor – da multidão que irá lotar o Festival de Verão Salvador 2024 no próximo sábado (27) e domingo (28), há um conjunto de estruturas complexas e equipamentos que permitem a realização de um dos maiores festivais de música do país. Para fiscalizar os responsáveis técnicos por essas atividades e garantir a segurança das instalações, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) está realizando uma rotina de fiscalizações durante a semana que antecede o evento.
Para garantir a regularidade dos profissionais responsáveis pelo espetáculo sediado no Parque de Exposições, na capital baiana, o CREA-BA exigiu a apresentação de documentos relacionados à montagem de estruturas temporárias, como palcos, barracas e arquibancadas, bem como dos responsáveis por outras frentes, como as catracas eletrônicas, sistemas de refrigeração, geradores, sanitários e camarins, além de planos de segurança para situações emergenciais.
O fiscal do Crea-BA, Jonas Amorim, explica que a própria estrutura do festival requer uma abordagem diferente para as garantias de segurança. “São construções efêmeras, fora do circuito de rua, que pedem um planejamento cuidadoso para lidar com as especificidades, como o estudo do projeto dos diferentes palcos e corredores de circulação de pessoas”, explicou.
Valney Carvalho, fiscal do Crea-BA, reforça que as vistorias reafirmam o papel do Conselho na agenda de grandes eventos em Salvador. “Estamos aqui em uma rotina de fiscalizações nas festas de verão que começaram desde o Festival da Virada. Mas por ser uma equipe muito experiente, com décadas de vivência, conseguimos conduzir tudo a contento”, pontuou.
Para Ingrid Pestana, produtora do Festival de Verão, a experiência de todos depende diretamente da sua segurança. “Para nós a presença da fiscalização é fundamental, porque reforça o foco na prevenção, de forma que o evento seja seguro para quem está aqui se divertindo e também para quem estiver trabalhando. Ano após ano o Crea participa e para nós é sempre gratificante saber que as verificações estão regulares e todos os protocolos estão sendo seguidos”, pontua.