O foco da pesquisa foi a natureza evolutiva dos investimentos na construção e tecnologia imobiliária
Sempre em busca de dados essenciais para profissionais que lideram grandes operações na área da construção, a PlanRadar conduziu um novo projeto de pesquisa, analisando o nível de digitalização no setor da construção e imobiliário, bem como suas perspectivas de crescimento para os próximos três anos.
O foco da pesquisa foi a natureza evolutiva dos investimentos na construção e tecnologia imobiliária, abrangendo a contratação de perfis digitais e as perspectivas para a digitalização. A análise incluiu respostas de mais de 1.300 profissionais do setor em 15 países, onde a empresa está presente em três continentes diferentes (Europa, Américas e Oceania).
Através desse estudo, foram obtidos dados relevantes, tais como:
- 97% dos profissionais esperam um aumento nos investimentos em digitalização em suas empresas nos próximos três anos.
- Nos últimos três anos, grande parte dos entrevistados relatou não ter percebido um aumento nos investimentos em robótica (82%), impressão 3D (80%), inteligência artificial (75%), realidade virtual (72%) ou BIM (41%).
Nos próximos três anos, 8 em cada 15 países esperam que suas empresas aumentem os investimentos em 5-10%. - Esses dados, entre muitos outros, são ferramentas essenciais para que as empresas do setor avaliem seu desempenho. Aqueles que se sentem atrasados podem buscar inovações, enquanto aqueles que já têm a inovação como parte de seu DNA agora possuem um indicador competitivo, podendo aproveitar ainda mais a vantagem de estar um passo à frente do seu tempo.
“Está claro que a tecnologia precisa ser central para que o setor de construção evolua e entregue novas oportunidades de negócios às empresas. No entanto, para adoção de plataformas avançadas, como IA e VR, a digitalização precisa estar completa. Ao digitalizar sua documentação, as empresas têm a garantia de uma maior organização e otimização dos processos, criando assim oportunidades para o futuro tech”, comenta Henrique Bragança, Country Manager da PlanRadar no Brasil.