O evento irá abranger pequenos produtores rurais dos oito distritos
A palma forrageira será tema de palestra ministrada por Paulo Suassuana no dia 15 de abril, no Teatro Margarida Ribeiro, das 8h às 12h. O evento promovido pela Prefeitura de Feira de Santana é gratuito e aberto ao público. As inscrições serão feitas no dia.
Paulo Suassuna é agrônomo, estudioso e especialista do Brasil sobre palma forrageira – sobrinho de Ariano Suassuna. Ele apresentará aos produtores rurais sobre o plantio e aproveitamento da palma como alimentação de animais, tendo exemplo de bovinos e caprinos.
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento irá abranger pequenos produtores rurais dos oito distritos de Feira de Santana. Cerca de 300 mil mudas de palmas forrageiras serão distribuídas.
Renato Lisboa, gerente adjunto do Sebrae de Feira de Santana, destaca a importância da palestra para o município devido a importância da palma no semiárido “principalmente para dar aos animais como comida, além de ter outras utilidades também. Paulo Suassuna procura mostrar qual a melhor forma, gastando menos, com menos perdas e com proatividade melhor”, observa.
O gerente acrescenta ainda Paulo Suassuna é um dos maiores especialistas em palma forrageira do Brasil e do mundo.
“Ele é pesquisador, palestrante, produtor rural, instrutor e nós do Sebrae conseguimos trazer ele para Feira. Uma solicitação do secretário Alexandre Monteiro e do Senar. É um curso prático, onde terá um pouco da teoria e da uma prática sobre a produção, plantação e tratos com a palma”, explica Renato Lisboa.
O secretário municipal de Agricultura, Alexandre Monteiro, considera que a palestra irá contribuir especialmente nos períodos de estiagem.
“Temos a consciência de que o município de Feira de Santana sofre todos os anos devido a estiagem. Neste ano, temos a presença do fenômeno El Niño que causou uma das piores secas nos últimos 40 anos e afetou a todos, desde agricultores a animais. A palma é rica em nutrientes para alimentação dos animais e resistente à seca, então, será uma palestra enriquecedora para todos que irão participar”, destacou.