Conheça melhor os tipos de argamassa utilizados na preparação das paredes
Você já ouviu falar em chapisco, emboço e reboco? São três tipos de argamassa semelhantes, porém, com efeito e funções distintas. Para quem está investindo numa reforma completa e/ou construção completa de estruturas, é importante saber que há uma sequência definida de aplicação para que a parede seja finalizada com qualidade, sem defeitos na aplicação e minimizando os riscos de infiltração e problemas na parede como tinta descascando.
A primeira etapa após a parede ser erguida é o chapisco, uma argamassa com efeito mais grosseiro, porém com pequena espessura, composto por areia grossa, cimento e água. Ele pode ser aplicado até mesmo com uma vassoura e a aparência não é uma preocupação, desde que seja feito de forma uniforme, pois sua função é dar aderência às camadas seguintes. O chapisco é composto por uma medida de cimento para três medidas de areia.
Depois de seco, é a vez da massa de regularização, o emboço, preparado com areia grossa ou média, água, cal e cimento para regularizar a superfície fazendo o nivelamento do chapisco.
Por fim, vem o reboco, composto por areia fina, cimento, cal e água. Ele é o responsável por dar acabamento à superfície. Sua composição propicia um acabamento mais liso e ideal para receber a finalização da parede.
Para prolongar a qualidade da sua parede, além de emboço, chapisco e reboco você também pode investir em impermeabilizante, manta ou fundo reparador, que é uma resina com função de preparar o reboco e facilitar a aplicação da tinta. É importante destacar que para as argamassas apresentarem o desempenho esperado, é preciso que a base esteja limpa e corrigida. Após a conclusão das três etapas, a parede deverá ser lixada para, a partir daí, ser iniciada a etapa de pintura.