Clássico e moderno ao mesmo tempo, o cinza é uma escolha popular entre os brasileiros para cozinhas há muitos anos. Com tons que variam em intensidade e matizes, desde o cinza-gelo até o cinza escuro, e até mesmo com um fundo esverdeado ou azulado, ele permanece entre as principais opções de cores.
Seja no acabamento em marcenaria ou no mobiliário completo, a neutralidade e versatilidade da coloração compõe ambientes que transitam desde o sofisticado, até o comfy, com ar provençal e retrô, chegando ao moderno, com toque despojado e ousado. Tudo – ou quase tudo – dependerá de como a paleta de cores do espaço é constituída, adianta Priscila Poli, head designer da Casamar.
A designer dá o spoiler: “A marcenaria com tons de cinza escuro e superfícies grandes e claras – como um tampo de bancada em quartzo branco, ou um bege-areia, por exemplo, é um jogo de design que funciona e pode construir ambientes com muita personalidade”, comenta Priscila.
O cinza é a cor mais quente, pelo menos para investimento
Uma pesquisa conduzida pela plataforma global de imóveis Zillow, divulgada no ano passado, revelou que propriedades com ambientes onde a cor cinza é predominante em paredes e mobiliário tendem a ter um valor mais elevado de mercado.
Embora possa não parecer intuitivo, a prova está no preço. Por exemplo, em território norte-americano, casas com cozinha cinza-carvão podem ser vendidas por cerca de até US$ 2.553 a mais do que casas semelhantes, de acordo com a pesquisa. Portanto, se a ideia é mobiliar pensando em investimento, o cinza é a cor mais quente e pode ser a melhor decisão.
O contraste perfeito fica por conta do MDF cinza sagrado, com puxadores caça oculta e lastras marmorizadas nas bancadas. As banquetas com pintura texturizada e palha no encosto trazem um ar fresco e praiano para o espaço.
O rústico charmoso: MDF cinza sagrado unido a mesa rústica e bancadas escuras, trazem um estilo mais despojado e convidativo. Não tem como não se sentir a vontade nessa casa de férias. As cores são um convite para ousar sem estravazar, toques pontuais de veludo verde musgo fecham com chave de ouro esse espaço criado para receber.
Estilo é a palavra-chave para combinações monocromáticas. Cinza em vários tons deixando tudo em uma cor só, combinando o piso, os móveis e até mesmo os eletrodomésticos. “O cinza utilizado como ponto focal e com claras referências industriais nesse ambiente comprova aquela máxima: menos é mais”, finaliza Priscila Poli.