Artefacto João Pessoa inaugura Mostra 2024 e lança a coleção Vér – Edition 2024

Mostra Artefacto: Proprietário da franquia, Weberton  Filho, conhecido como Branco apresenta a nova edição da tradicional Mostra que aborda o tema “Meu Lugar”.

Meu lugar é o tema da Mostra Artefacto 2024, apresentando ambientes que promovem um real encontro entre dois talentos criativos: arquitetos – e/ou designers de interiores -, e seus homenageados.

Arquitetos e designers de interiores são criadores hábeis na tarefa de materializar lugares para outros, mas que continuam sendo, em essência, seus.  Assim, em 2024, a Mostra Artefacto se propõe a investigar esses dois mundos, convocando cada profissional a se inspirar em uma personalidade para, a partir de sua vida e obra, projetar um espaço exclusivo. Ou, em outras palavras, um lugar no qual seu convidado – mas também eles -, pudesse chamar de seus.

Arte e design. Música e mobiliário. Literatura e moda. O contato direto com a natureza, mas também a necessidade de aprimorar as condições de conforto. Muitos foram os aspectos envolvidos na construção dos nove ambientes que compõem a mostra deste ano. Espaços capazes de trazer à tona algumas questões nem sempre abordadas: Afinal, qual o meu lugar neste espaço? O que nele reproduz meu estilo e valores? Ou, por outro lado, o que o torna tão familiar e reconhecível a quem ele se destina?

Em paralelo, a coleção Edition 2024 Artefacto dialoga com a leveza, com o movimento, com o resplendor da natureza, por meio de peças que desvelam um design contemporâneo com caráter intemporal. Característica marcante da parceria de longa data da marca com a diretora criativa Patricia Anastassiadis, que apresenta, este ano, sua sétima coleção de mobiliário autoral.

“Nós estamos vivendo tempos difíceis, ansiosos. Na intimidade, buscamos conforto e escape. A coleção nasce de um desejo de conexão com a delicadeza. Parte de um diálogo com o feminino e de um vínculo com o natural. A ideia era encurtar a distância entre o móvel e a obra de arte. Mas, ao mesmo tempo em que as peças têm esse caráter escultórico, elas também são extremamente funcionais e confortáveis”, explica Patricia. Para atingir esse efeito, a designer empregou, em suas criações, a madeira torneada. “É um trabalho muito cuidadoso que une a indústria e o artesanal”, conta ela. 

“As coleções são apresentadas antes da temporada internacional do design, o que reforça nosso compromisso original com a integridade do nosso desenho”, pontua Paulo Bacchi, CEO Artefacto. “Quase cinco décadas depois, continuamos fiéis ao fatto a mano, associado às mais avançadas tecnologias”. Segundo Bacchi, somente a partir de processos industriais avançados -que permitem dobra, curvatura e usinagem cada vez mais sofisticadas – foi possível alcançar toda a leveza exigida pela Edition 2024. “Buscamos por formas atemporais e cosmopolitas, por trançados à mão. Poéticas na organicidade, rigorosas na qualidade e excelentes em sua autenticidade”, resume Paulo.

Líder de mercado no sul dos Estados Unidos. Presente em projetos de Antonio Citterio e Renzo Piano, Bjarke Ingels e Zaha Hadid, entre outros, este ano a marca se prepara para alçar vôos ainda mais altos. Em setembro, sob o comando de Pietro e Bruno Bacchi, terceira geração da Artefacto, a mais nova flagship da marca vai abrir suas portas na concorrida Madison Avenue, no coração de Manhattan, em Nova York. Sempre em sintonia com os novos hábitos, demandas, desejos e anseios dos consumidores mais exigentes. Mas, ainda assim, em total conexão com o mundo natural.

MOSTRA ARTEFACTO JOÃO PESSOA 2024

Antonio Neves, Bethania Tejo Arquitetos Associados, Camilla Furtado, Eduardo Tolêdo e João Romualdo, João Braz Arquitetura e Interiores, JT Arquitetos, Léo Maia, Ponto3 Arquitetura, Sandra Moura Arquitetos, participam desta edição da Mostra Artefacto 2024.

Antonio Neves / @antonioneves

O bem receber norteia o espaço de refeições projetado por Antonio Neves. Em sua terceira participação na Mostra Artefacto João Pessoa, o arquiteto se inspirou na obra do artista plástico paraibano Thiago Bruno, dono de um estilo autoral e autêntico. “Thiago tem demonstrado uma imensa capacidade de inovação e originalidade em suas criações, encorajando-me a pensar de forma mais audaciosa e imaginativa em meus próprios trabalhos”, conta ele. 

Assim, na sala de 40m², o minimalismo se faz amplamente presente. Piso e paredes revestidos de madeira transformam o espaço em uma espécie de caixa, criando uma base acolhedora, que realça, ainda mais, o mobiliário cuidadosamente selecionado, além das obras de arte e adornos que levam a assinatura do homenageado. 

Envolvente do ponto de vista sensorial, o ambiente investe na imponente mesa de jantar Versa e cadeiras Silhouette, como móveis protagonistas. Complementares, o carro chá Semai atende a diversas funções, enquanto a poltrona Ricci e o puff Annecy estão sempre a postos, entre uma conversa e outra, para a degustação de um café ou drink.

Bethania Tejo Arquitetos Associados / @bethaniatejoarquitetura

Um jambeiro, espécie originária da Indochina e da Indonésia, e comumente encontrada nas regiões norte e nordeste do Brasil, norteou o projeto de um pátio gourmet de 72m², idealizado por Bethania Tejo, que, em sua sexta participação na Mostra Artefacto João Pessoa, homenageia o jogador de futebol paraibano Givanildo Vieira de Souza, conhecido o Hulk. Em síntese, uma celebração poética na qual a arquiteta explora a luz e a sombra da árvore, criando um cenário perfeito para o seu homenageado desfrutar e receber. 

“Procurei imprimir uma atmosfera aprazível e contemporânea, a um espaço criado para convivência, encontros e contemplação. Especialmente para quem aprecia a vida ao ar livre como ele”, resume ela. Dentro de uma perspectiva, definida pela arquiteta, como holística, de liberdade, movimento e humanização espacial, tons terrosos se fazem bastante presentes, enquanto as cores da floração da fruta permeiam as paredes. 

Em composição equilibrada, móveis outdoors como o módulo e a chaise longue Zazah, a cadeira Molu, a poltrona Quim e as mesas componíveis Bongô e Zalla obedecem a uma distribuição orgânica e funcional, estimulando experiências genuínas e vibrantes.

Camilla Furtado / @camillafurtadoarquitetura

O espaço criado por Camilla Furtado, estreante na Mostra Artefacto, tem o sertão paraibano com inspiração. Em parte, por conta da origem da homenageada, a cantora Elba Ramalho, mas também pelas raízes interioranas da arquiteta. “Parti de uma paleta de cores neutra, com alguns tons mais quentes, em algumas cadeiras e poltronas, remetendo a essa região do Brasil, refletindo a cor da terra, e o calor do sol. Dessa forma procurei valorizar uma paisagem que é definitivamente nossa”, conta.

Para além de sua inspiração original, porém, o espaço de 68m², definido por ela como um loft, espelha também as ambições de quem quer viver de modo prático, mas que, ainda assim, concebe a casa como um refúgio de bem-estar, convidativo e revitalizador. Daí a prevalência das formas orgânicas, a distribuição flexível dos móveis e os muitos elementos naturais que ganham destaque junto à ambientação funcional e elegante. 

Em sintonia com a proposta, o mobiliário com formas curvas assentadas – expressas em peças que abraçam como o sofá Eos, a cadeira Daphne e a poltrona Carrie – se sintoniza com a atmosfera de suavidade e leveza que emana do ambiente.

Eduardo Tolêdo e João Romualdo / @eduardotoledoarquitetura / @joaoromualdoarquitetura

O loft criado pelos arquitetos João Romualdo e Eduardo Tolêdo, na primeira participação da dupla na Mostra Artefacto, procura refletir, com precisão, a personalidade de seu homenageado, o jovem empresário Pedro Henrique Chaves, de 20 anos. “É um espaço criado para quem gosta de receber amigos, curte momentos de repouso e de contato com a natureza, mas também de conexão com o mundo lá fora”, contam. 

Com 80m², o loft conta com um generoso estar, uma convidativa adega, além de um dormitório, estrategicamente posicionado ao lado de uma área verde. A identidade atemporal é reforçada pelo uso de cores sóbrias, materiais naturais e vegetação. Ainda assim, o ambiente prima por sua funcionalidade, condição claramente expressa pela escolha do mobiliário contemporâneo que compõe cada um de seus setores. 

Para tanto, os arquitetos investiram em móveis com linhas retas, texturas que evocam sensações táteis e tons sóbrios. O confortável e robusto módulo Renzo, por exemplo, empresta toda sua versatilidade ao estar. Assim como a poltrona e o puff Poline, as mesas de centro Omphalo e Pandia e a mesa lateral Croma.

João Braz Arquitetura e Interiores / @joaobrazcasa

Uma tarde gostosa em um estar confortável, com boa música e chá, na companhia de amigas. Este é o cenário criado pelo arquiteto João Braz para acolher sua homenageada, a empresária Eliane Freire, em sua segunda participação na Mostra Artefacto. “Ela inspirou a montagem do ambiente por sua bagagem cultural e sua admiração por antiguidades. Mas, também pelo amor pela família e sua fé”, explica o arquiteto. 

Com cerca de 137m², o ambiente é complementado por uma área anexa para receber os visitantes, com um café ou vinho do Porto. Evocando, prioritariamente, o conforto, móveis como as poltronas Indiana, além dos sofá Flamel, módulo Discovery e do puff Phillip, receberam revestimentos em cores claras. Enquanto, a poltrona Indiana, com acabamento de fibra natural e couro funciona como contraponto. 

Obras de arte, assim como uma curadoria primorosa de antiguidades ajudaram a imprimir ao ambiente não apenas uma dimensão espiritual e de fé, mas, também, um aspecto cultural e artístico, capaz de tornar a ambientação, como um todo, ainda mais relevante. Mas, acima de tudo, acolhedora.

JT Arquitetos / @jtarquitetos

Os arquitetos João Coura e Taty Travassos, à frente da JT Arquitetos, em sua segunda participação na Mostra Artefacto João Pessoa, apresentam um ambiente de 102m², que mistura o clássico e o contemporâneo, em uma abordagem delicada e moderna da feminilidade. Um living com jantar integrado que reflete o estilo de vida da jovem estilista Rebeca Nepomuceno, um talento reconhecido por suas peças autorais e vestidos de noiva.

“Buscamos desconstruir o clássico engessado”, afirma Taty. Para tanto, uma paleta de cores, predominantemente cinza, ofereceu uma base sóbria e elegante. Mas, ainda assim, pontos de cor surgem no mobiliário, produzindo um contraste irreverente e visualmente impactante. Como, por exemplo, o módulo Opus, que, com suas formas orgânicas, recebeu revestimento em bouclé. Um tecido atual, que ajuda ainda a equilibrar harmoniosamente o clássico e o contemporâneo. 

Por fim, a pitada fashion ficou por conta de um croqui que exibe um vestido desenhado pela própria homenageada, assim como dos muitos livros de moda, que tornaram o ambiente ainda mais autêntico, funcional e romântico.

Léo Maia / @leomaiaarquiteto

O universo náutico é a inspiração para o espaço do arquiteto Léo Maia. Com passagens pelas Mostras Artefacto em São Paulo e João Pessoa, nesta edição, o profissional propõe ocupar uma das vitrines com o lounge e deck de um super iate imaginário. Com estar e jantar, o espaço, de cerca de 70m², homenageia os empresários do segmento da construção, André Penazzi Guedes Pereira e Germano Guedes Pereira, amantes da navegação e praticantes de esportes aquáticos como vela, windsurf e surf. 

Digno de nota, um dos feitos do arquiteto foi conceber um espaço que valoriza a integração entre interior e exterior, aproveitando o melhor das duas áreas. Envolvido por uma paleta totalmente praiana, fresca e leve – que tem como base tons de areia e uma iluminação natural, ampla e difusa –, o espaço tornou-se o cenário perfeito para receber a coleção Essenza, da designer Carla Guilhem, representada por móveis como a poltrona e o sofá See, além das mesas componíveis e de jantar Anker. Um mobiliário pensado para utilização tanto outdoor em casas de praia, áreas de convivência de barcos, quanto em interiores residenciais e corporativos.

Ponto3 Arquitetura / @ponto3arquitetura

Uma suíte setorizada em living, bar e área de descanso é a proposta do escritório Ponto3 Arquitetura, em sua quarta participação na Mostra Artefacto João Pessoa. Sob o comando dos arquitetos Gesiel Soares e Raphael Barbosa, o ambiente de 82m² reflete a versatilidade da homenageada: a empresária e influencer Mariana Mesquita. “Ela nos inspira por ser a representação da mulher moderna e por sua rotina multifacetada”, contam. 

No ambiente, o living assume papel de hall, já que é nele que ocorre o primeiro contato com a suíte, que traz painéis contínuos e iluminados, que se harmonizam com as grandes esquadrias em vidro, tornando o espaço leve e convidativo. Já a cabeceira Harrison, apresentada em tonalidade clara, é a peça-chave na definição do espaço, que traz ainda a moldura Aka funcionando como uma grande escultura. 

Assim, os arquitetos criaram um ambiente fluído e atemporal, que transmite delicadeza e feminilidade e, no qual, a integração se dá por meio da continuidade de acabamentos e texturas. “Em nossos projetos, as linhas retas e curvas se equilibram de forma sutil. E se harmonizam através das matérias-primas e das cores neutras”, concluem eles.

Sandra Moura Arquitetos / @sandramouraarquitetura

Com 206m², o espaço projetado pela arquiteta Sandra Moura foi idealizado a partir de uma perspectiva fluida, aberta e receptiva. Perfeito para reunir e receber, o ambiente coloca e destaque uma das características mais fortes da sua homenageada: a empresária Leneide Maia, responsável por levar a gastronomia e a cultura da Paraíba a várias capitais do país, com seus restaurantes Mangai e Nau. 

“Ela nos enviou uma escultura pessoal, feita de madeira, que representa a mãe terra, na qual ela exprime toda a sua reverência aos produtos que ela planta e colhe para preparar os seus pratos”, conta Sandra. Por tudo isso, a peça ganhou posição de destaque, circundada por um cenário que explora as formas naturais e o design biofílico. 

No mais, enquanto elementos curvos permeiam todos os setores da composição, a área central ganhou uma parede curva de madeira, que abraça o estar e realça, ainda mais, o mobiliário contemporâneo. E, embora a gastronomia se faça presente em vários momentos no ambiente, é na sala de jantar que ela se torna protagonista, por meio de móveis referenciais, como o sofá Güell, a poltrona Papillon e o aparador Zucchi.

Leia também

Em destaque