O arquiteto baiano Adriano Mascarenhas, à frente do escritório Sotero Arquitetos, foi convidado para desenvolver o projeto da Casa de Espetáculos e da Escola de Música e Artes. As duas estruturas fazem parte do complexo Cidade da Música da Bahia, formado por três edifícios vizinhos, próximos ao Elevador Lacerda e Mercado Modelo, ambos cartões postais consagrados.
Este projeto faz parte de um movimento que Salvador vem acompanhando na última década, liderado pela Prefeitura Municipal, com a reabilitação de uma parte importante da sua história, o bairro do Comércio. Parte fundamental do desenvolvimento da cidade desde a sua fundação, esta região vem recebendo projetos de renovação de espaços públicos e novas instituições culturais. O Sotero Arquitetos também desenhou a requalificação da Praça Marechal Deodoro, além da requalificação da Colina do Senhor do Bonfim, o projeto Caminho da Fé e de requalificação da Rua do Curuzu, sempre com o propósito de dar expressão “a elementos do tecido urbano, culturais, arquitetônicos ou paisagísticos, através do desenho rigoroso”, assinala o arquiteto Adriano Mascarenhas, titular do escritório.
O arquiteto conta que o projeto do edifício Escola traz uma expressão totalmente nova, atualizando em traços contemporâneos elementos da arquitetura modernista presentes nos edifícios vizinhos, em dois volumes superpostos, num total de oito pavimentos. Já a Casa de Espetáculos é pensada a partir da restauração e travamento estrutural da sua fachada remanescente.
Seu interior traz uma arena com estrutura independente de Madeira Laminada Colada apoiada em quatro pilares compostos de até 17m. Nas áreas técnicas e de apoio é utilizada estrutura de concreto armado, também destacada das alvenarias originais. O projeto apresenta o foyer no térreo e sala de espetáculo no piso superior propõem a exposição das alvenarias aparentes da ruína, além das estruturas de madeira e concreto aparentes. Com aproximadamente 7.500 m2, ambos já estão em processo de construção e com previsão de término no início de 2025.
O prefeito Bruno Reis anunciou na última sexta-feira (07 de junho) uma homenagem ao maestro Letieres Leite ao dar seu nome a Escola de Música e Artes e a Sala de Espetáculos Letieres Leite. Falecido em 2021, o maestro foi o criador da Orkestra Rumpillezz, que funde as matrizes percussivas do candomblé com o jazz, e do Rumpilezzinho, laboratório musical e socioeducativo voltado para jovens músicos, além do seu legado pela construção da história da música feita em Salvador e pelo seu trabalho na criação do método Universo Percussivo Baiano (UPB), reconhecido internacionalmente.
Segundo o prefeito, “A Escola de Música e Artes será um verdadeiro celeiro de talentos, proporcionando aos jovens de Salvador as ferramentas necessárias para desenvolverem suas habilidades e se destacarem no cenário musical. Quando entregarmos este projeto, teremos ali naquela região o maior quarteirão cultural do país, se somando a outros equipamentos, como a Cidade da Música e a Casa das Histórias e o Arquivo Público Municipal.”