Localizado no Jardim Marajoara, São Paulo, este apartamento fica em um condomínio clube, com infraestrutura completa e área de lazer focada no bem-estar e preservação ambiental. O trabalho surgiu a partir de um projeto anterior realizado pelas arquitetas Giovana Souza e Katrine Wiazowski para a agência de viagens de uma família. Felizes com o resultado entregue pelas profissionais, o casal decidiu contratá-las novamente para reformar sua residência.
Como os clientes estão constantemente em viagens e costumam trazer lembranças de vários destinos, era prioridade que esses itens fizessem parte da decoração. Também buscavam um ambiente aconchegante, com identidade, e um espaço amplo para receber amigos e familiares. Os dois filhos jovens do casal também contribuíram para o processo de renovação do imóvel.
Para atender às necessidades dos clientes, o escritório reformulou o layout, integrando a varanda à sala de estar. O piso foi nivelado e instalado em toda a área social, promovendo uma sensação de amplitude, modernidade e harmonia. Um dos principais objetivos era maximizar a entrada de iluminação natural, garantindo um ambiente mais acolhedor e saudável.
A cozinha passou por uma reforma completa para torná-la mais funcional. Foi feita uma abertura maior no espaço e criado um painel de marcenaria que permite fechar ou abrir o ambiente de forma discreta. A iluminação foi totalmente renovada para resolver o problema de coloração, com a inclusão de cenários de iluminação para diferentes ocasiões e luz indireta para criar uma atmosfera mais acolhedora no dia a dia.
Um dos maiores desafios foi ocultar a máquina de ar-condicionado da varanda, sem interferir na estrutura da sacada ou na parte hidráulica existente. A solução encontrada foi a criação de uma marcenaria com portas ripadas, que funciona como um armário de fácil acesso, posicionada atrás do sofá da varanda. Para garantir discrição, o ar-condicionado foi envelopado na mesma tonalidade do painel. Ao lado, um pilar revestido de espelho completa a composição, criando um fundo elegante para a área social.
A marcenaria da sala foi escolhida para complementar o painel de madeira de demolição existente, e a cozinha recebeu MDF grafite, enquanto os tecidos claros e neutros foram selecionados para trazer leveza ao ambiente. A decoração inclui quadros com histórias e memórias de viagens, expostos na sala com molduras discretas em preto e branco para manter a elegância e evitar sobrecarga visual.