CASACOR Bahia 2024: ambientes Café Vozes da Amazônia e a Ilha de Conforto

A arquiteta e designer de interiores Alessandra Cohen assina os espaços

Alessandra Cohen estreia na CASACOR Bahia 2024 com dois ambientes emblemáticos: o Café Vozes da Amazônia e a Ilha de Conforto. Conhecida por sua expertise em arquitetura de luxo, Alessandra explora temas profundos ligados à cultura, história e natureza nesses dois projetos. O Café Vozes da Amazônia, inspirado nas lendas e riquezas da floresta amazônica, celebra o artesanato indígena e a biodiversidade brasileira. Já a Ilha de Conforto revisita o passado de Salvador, com influências dos casarios barrocos e do conceito africano de Sankofa, criando uma conexão entre memória e futuro.

O Café Vozes da Amazônia, com 130 m², traz um ambiente sensorial repleto de cores terrosas, texturas de couro náutico e elementos que remetem à cestaria indígena, reforçando a sustentabilidade e o caráter cultural. Parcerias com a Placas do Brasil e Vini Gastronomia enriquecem o espaço, que utiliza materiais como o MDF da coleção Vozes da Amazônia e detalhes em couro de pirarucu. O paisagismo complementa o ambiente com plantas medicinais, enquanto obras de arte de Thiago Sperandio e peças de artesãos do Norte do Brasil trazem ainda mais autenticidade ao projeto.

A Ilha de Conforto, com 197 m², homenageia as raízes afro-brasileiras de Salvador. Inspirado no conceito Sankofa — que significa “não é tabu voltar atrás e buscar o que foi esquecido” — o espaço revisita a história dos casarios barrocos, adicionando uma abordagem contemporânea. Fotografias de Pierre Verger e obras da jovem artista Beatriz Sampaio-Bea enriquecem o ambiente, que também conta com um paisagismo integrado ao bioma local. Alessandra Cohen propõe um diálogo entre o passado e o futuro de Salvador, criando espaços que valorizam a ancestralidade enquanto se abrem para a inovação.

Leia também

Em destaque