Grupo Itadil no mercado automotivo de Feira de Santana

Com marcas como Toyota, Peugeot, Citroën e Nissan, o grupo fortalece sua atuação e impulsiona o setor na região

Carlos Henrique Azevedo, diretor comercial do Grupo Itadil

Com uma história que começou há mais de meio século em Itabuna, o Grupo Itadil vem se consolidando como uma das grandes redes de concessionárias automotivas da Bahia, marcando presença em Feira de Santana desde 2002. O diretor comercial, Carlos Henrique Azevedo, compartilhou como a cidade se tornou essencial para o sucesso do grupo e evidenciou o potencial econômico e automotivo da região.

Feira de Santana, conhecida como a “Princesa do Sertão”, não é apenas um polo comercial e industrial, mas também um dos grandes mercados automotivos do estado. Segundo Carlos Henrique, “Diria que hoje nós temos 20 e tantas operações na Bahia e Feira de Santana praticamente corresponde cerca de 50% do nosso faturamento”.

O grupo encontrou na cidade um ambiente propício para o crescimento, o que resultou na centralização de toda a base administrativa do Grupo Itadil na Bahia em Feira de Santana, há cerca de seis anos: “Hoje nós temos cinco lojas em Feira de Santana e o grupo, que atua em diversas cidades da Bahia e tem a sede administrativa e a direção em Feira de Santana, emprega mais de 300 colaboradores na cidade”.

Carlos Henrique também destaca a importância do mercado local e regional: “Para você ter uma ideia, em nossas lojas, eu diria que de 50 a 60% são oriundos de vendas de Feira de Santana, propriamente. Os outros 40 a 50% são de cidades próximas, que vêm para Feira de Santana, que têm Feira como o seu polo comercial de tudo, de veículos. Esse pessoal vêm para cá. Então, se você pegar norte, sul, leste ou oeste, traçando uma linha reta de 100, 150, 200 quilômetros, sempre vai ter pessoas vindo para cá para fazer negócio, para comprar.”

O Grupo Itadil tem cinco operações na cidade, através das concessionárias Toyota (Topázio), Peugeot (Saphir) e Citroën (Saphir), Nissan (Jade) e Itadil Seminovos. Além disso, a cidade serve como centro de treinamento e formação para novos colaboradores que assumem operações em outras localidades: “Quando vamos abrir uma loja em outra cidade, muitas vezes o treinamento dessas pessoas é realizado na nossa unidade de Feira de Santana, porque a população de Feira tem boa qualidade de mão de obra”.

Além de Feira de Santana, o Grupo Itadil atua com lojas em diversas cidades da Bahia, como Itabuna, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Jequié, Vitória da Conquista, Irecê e Paulo Afonso, e também em Petrolina, no interior de Pernambuco, reforçando sua atuação em localidades estratégicas.

Com uma localização estratégica e uma economia diversificada, Feira de Santana se destaca como referência no setor automotivo. Carlos Henrique destacou que a cidade possui uma posição privilegiada, com rodovias que conectam várias regiões, facilitando tanto o fluxo de clientes quanto a distribuição de veículos e peças. Além disso, ele ressaltou que o trânsito em Feira é fácil, o que contribui positivamente para a experiência dos consumidores.

A cidade também é um local favorável para novos investimentos. Carlos Henrique afirma: “É uma cidade plana, muito edificável, você consegue construir fácil. Isso facilita a instalação de novos negócios. Hoje, com muitos CDs e distribuidoras, o setor logístico ficou vertiginosamente forte. Não vejo outro caminho para Feira a não ser a expansão”.

Leia também

Em destaque