O sistema tem a finalidade de contribuir para a fluidez do tráfego e colaborar com a elucidação de crimes e prevenção à violência, afirma o secretário de Segurança e Prevenção à Violência do município, Mauro Moraes.
por Silma Araújo
Atendendo à necessidade de aumentar a segurança em Feira de Santana, o Sistema de Videomonitoramento, instalado em agosto de 2014, consiste no monitoramento de diversos pontos do centro da cidade, bairros e distritos por meio de equipamentos que capturam imagens de câmeras de alta resolução com alcance de 1,5 km.
Para a implantação do sistema foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões, com o objetivo de contribuir para o acompanhamento do tráfego da cidade e, por vezes, colaborar com as investigações da polícia na elucidação de crimes através da recuperação de imagens, como afirma o secretário de Segurança e Prevenção à Violência do município, Mauro Moraes.
Segundo ele, a implantação das 170 câmeras seguiu critérios previamente avaliados pela Secretaria de Segurança. “Foram instaladas em pontos estratégicos com a finalidade de fiscalizar a cidade nos locais em que o sistema de segurança detectou zonas de vulnerabilidade de ocorrência de eventos criminosos”, considerou.
O sistema conta com a parceria entre equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e dos agentes de trânsito. Os profissionais acompanham as imagens na sala de monitoramento e manipulam câmeras digitais que possuem mobilidade de 360°, durante 24 horas por dia.
De acordo com Mauro, muitas foram as situações e investigações já beneficiadas com o sistema. “Eventos como o furto de motocicletas na avenida Senhor dos Passos foram analisados pela polícia, que atualmente age preventivamente, através da ronda de policiais na região, para inibir ações criminosas”, enfatizou.
Para Mauro, o sistema tem a função de beneficiar diversos seguimentos, entretanto o setor da segurança pública é o mais requisitado pela população. “O grande ganho em termos de investigação é na área de homicídios, pois com o sistema conseguimos ter imagens que servem para as investigações e esclarecimento dos casos”, avalia.
O secretário afirma que novas câmeras estão sendo instaladas como parte da expansão do projeto. “Já estamos ampliando o sistema a partir do recurso oriundo do Governo Federal, obtido através do ganho da aplicação do recurso inicial. O projeto com a proposta de ampliação foi enviado ao governo, que o autorizou”, esclareceu.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.