O Prêmio é o mais importante reconhecimento nacional para a qualidade do atendimento ao cliente
A catarinense Komeco, referência em aquecedores solares, energia solar fotovoltaica e aquecedores a gás, foi a vencedora do Prêmio Reclame Aqui 2024 na categoria Energia Solar em Grandes Operações. O prêmio, que está na 14ª edição, reconhece marcas que buscam a excelência no atendimento ao consumidor. Os vencedores são definidos por voto popular. Em 2024, foram mais de 15 milhões de votos. A Komeco também conquistou o segundo lugar na categoria Casa e Construção – chuveiros e aquecedores.
O gerente de marketing, Fernando Castellan, destaca que o prêmio reflete o compromisso da empresa com o atendimento ao cliente. O reconhecimento é resultado dos investimentos em integração de todos os canais de comunicação – WhatsApp, central telefônica e e-mail -, no treinamento constante das equipes e na definição de uma meta de atender a todos os pedidos de informação, dúvidas ou reclamações em até um dia útil. Diferente de outras empresas do setor, que terceirizam o serviço de atendimento, a empresa manteve o atendimento internamente, permitindo um atendimento mais ágil e eficiente.
“O atendimento é um dos pilares da Komeco, com um trabalho contínuo de aprimoramento dos nossos processos internos. O SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e o SAT (Serviço de Atendimento Técnico) analisam cada caso, oferecendo atenção personalizada e respostas rápidas aos clientes. Receber este prêmio consolida o nosso compromisso em oferecer uma experiência cada vez mais eficiente”, afirma Ane Meirelles, coordenadora responsável pelo atendimento ao cliente. Além disso, em 2024, a Komeco foi reconhecida com o selo RA1000, que certifica empresas que atendem aos mais altos padrões de qualidade no atendimento ao cliente.
A categoria energia solar inclui duas linhas de produtos: aquecimento solar de água, com produtos como coletores solares para banho ou piscina, reservatórios e projetos de engenharia aplicada, e energia solar fotovoltaica, com sistemas para geração de energia elétrica e outros produtos. O reconhecimento com o prêmio vem em um momento de ampliação dos investimentos da empresa em qualidade.
A fábrica de produtos de aquecimento solar de água, inaugurada há apenas dois anos e meio, recebeu novas máquinas e laboratórios para controle de qualidade em todo o processo de produção. Com investimentos constantes em suas estruturas internas e treinamentos, a empresa busca atender às demandas do mercado, às exigências dos clientes e à competitividade do setor. Em sua busca por melhorias, ampliou as equipes de inspeção de qualidade. As mudanças mais recentes também incluíram a instalação de novos equipamentos no laboratório, onde são realizados testes de qualidade e resistência de matérias-primas.
“A Komeco sempre preza pela qualidade dos produtos e pela experiência de uso das soluções que oferece a seus consumidores. Deste modo, estamos permanentemente buscando novas formas de ampliar testes e controles para a garantia de qualidade”, diz o Líder de suprimentos e operações da Komeco, Eduardo Antunes.
Sobre a Komeco
Fundada em 1992, em Palhoça (SC), a Komeco atua nas áreas de aquecimento de água, soluções hidráulicas, soluções para piscinas, geração de energia solar, carregamento elétrico de veículos, climatização e ventilação. Entre os diferenciais da companhia estão a tecnologia própria, 100% nacional, em todas as áreas de atuação e a oferta de suporte técnico especializado. A empresa atende todo o país, de consumidores residenciais e comerciais a grandes empreendimentos industriais e hoteleiros. Saiba mais em www.komeco.com.br.
—