
O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, e a diretora administrativa da Instituição, Ana Teresa Barbosa, participaram de reunião, realizada na última quinta-feira, 27, em Brasília, com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e a secretária Elisa Leonel, da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). O encontro teve como objetivo discutir os próximos passos da implantação do Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais (Inova).
Dentre as ações do Programa Inova, está a criação de uma Rede de Universidades Corporativas das Empresas Estatais. E a Universidade Corporativa do Banco do Nordeste será o braço operacional da Sest nesta ação, que visa fortalecer a formação e o desenvolvimento de profissionais, elevando a qualidade, o alcance e a variedade das iniciativas de educação corporativa.
A Universidade Corporativa do BNB, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), realizará então o Programa de Qualificação de Administradores e Servidores Públicos em Governança de Estatais.
A formação incluirá 136 horas de capacitação em Governança de forma híbrida, sendo 128 horas de aulas e encontros virtuais e um encontro presencial (8 horas) a ser realizado na sede do Banco, em Fortaleza. O público-alvo serão os executivos de nível estratégico (presidentes, vice-presidentes, diretores, conselheiros e superintendentes) das empresas estatais brasileiras.
Segundo Paulo Câmara, a colaboração da Universidade Corporativa do BNB no programa federal visa fortalecer a capacitação e a modernização instrumental, sempre alinhando estratégias com os grandes objetivos do país. “O Programa Inova é um passo relevante para modernizar e alinhar nossas organizações com os objetivos nacionais de longo prazo”, ressaltou o executivo.
“A proposta é fazermos a diferença na melhoria da eficiência e responsabilidade social dessas instituições, solidificando um legado para as gerações futuras”, acrescentou a diretora Ana Teresa.
Também participaram da reunião a superintendente de Desenvolvimento Humano do Banco, Bibiana Colares, o secretário executivo adjunto do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Adauto Modesto Júnior, e o diretor de governança e avaliação de estatais da Sest, Renato Bigliazzi.