Segurança nas estradas: Motoristas da Suzano passam por reciclagem e formação contínua

Programa visa aprimorar a segurança e competência de todos os motoristas da empresa

Motorista faz treinamento no Smart Driver Simulador, moderno equipamento que simula a direção. Foto: Divulgação

Comprometida com a segurança nas estradas, a Suzano – maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto – está reforçando a formação profissional de todos os motoristas que prestam serviço para a empresa no transporte de madeira nos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.

O projeto denominado “100% Motoristas Master Drive” qualificou centenas de motoristas que trabalham no transporte de madeira de suas atividades. A capacitação é realizada em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT).

De acordo com o coordenador de Logística Florestal da Suzano, unidade Mucuri (BA), Filipe dos Santos Tavares, os motoristas que entram na operação da Suzano precisam passar por um treinamento ministrado pelo SEST/SENAT, no entanto, o projeto visa aprimorar ainda mais a segurança e competência dos profissionais. “O foco do projeto está baseado em criar uma cultura onde a segurança seja uma prioridade absoluta, além de elevar o padrão de excelência em todas as operações e manter a jornada de aprendizado e desenvolvimento ao longo da carreira dos motoristas”, ressalta.

Filipe acrescenta ainda que o projeto também tem um grande apelo para a comunidade em geral, uma vez que contribui de maneira significativa para a segurança de trafegabilidade dos veículos da empresa, causando o menor impacto possível às entradas, por onde também trafega a população em geral.

Formação

Os motoristas passaram por um curso de formação teórica, ministrado pelo SEST SENAT. A capacitação englobou as disciplinas de Legislação de trânsito para condutores de veículos de transporte de cargas; Noções de direção defensiva; Relacionamento interpessoal e ética no trabalho; Noções de saúde e segurança no trabalho.

Já na formação prática, com carga horária de 12 horas, os profissionais utilizaram o Smart Driver Simulador, um moderno equipamento que simula a direção, onde tiveram aulas sobre os cuidados e inspeções dos veículos, além de técnicas de condução e recomendações que reforçam a atuação da empresa na segurança do trânsito, na segurança preventiva e defensiva.

As aulas foram ministradas nas unidades do SEST SENAT de São Mateus (ES), Eunápolis (BA), Colatina (ES) e Serra (ES). Uma pesquisa de satisfação realizada pela Suzano entre os motoristas, constatou que 94% deles consideram que o curso ajudou e trouxe novos conhecimentos e práticas de segurança, e 80% avaliaram o curso como positivo.

“O Programa 100% Motoristas Master Drive, é uma importante iniciativa da Suzano que visa proporcionar qualificação aos nossos motoristas para conduzir nossos veículos de transporte de madeira, com foco em segurança, habilidade técnica e comportamento responsável no trânsito”, completa o gerente de Logística Florestal da Unidade Mucuri, Ruffo Maia.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).

Leia também

Em destaque