A primeira integração de redes de recarga para veículos eletrificados do país permite acesso a milhares de eletropostos e consolida o BYD Recharge como a maior plataforma de carregamento do Brasil

A BYD traz mais uma vez a mobilidade no Brasil com a criação da primeira integração de redes de recarga do país. Em parceria com a EZVolt e a Tupi, a solução, conhecida como interoperabilidade (roaming), permitirá que motoristas utilizem uma ampla rede de carregadores, com localização e pagamento diretamente na plataforma BYD Recharge. A partir de agora, os clientes BYD contam com mais de 450 eletropostos EZVolt, referência nacional em infraestrutura de recarga, consolidando a plataforma da BYD como a maior rede de carregadores disponíveis no Brasil.
Desenvolvido também em parceria com a Tupi Mobilidade, responsável pela tecnologia por trás do BYD Recharge, o sistema permite que os motoristas visualizem em tempo real os pontos de carregamento disponíveis, escolham a melhor opção e realizem o pagamento em um único app.

“Queremos tornar a recarga de veículos elétricos mais simples e acessível, ampliando significativamente a infraestrutura no Brasil. Com essa inovação, os motoristas poderão acessar milhares de eletropostos por meio de um único aplicativo, garantindo mais praticidade e eficiência”, afirma Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD Brasil.
Benefícios para usuários e meio ambiente
Com a integração da rede EZVolt, os motoristas BYD agora podem utilizar uma extensa malha de pontos de recarga sem ficar trocando de um aplicativo pra outro. Basta acessar o BYD Recharge, localizar o eletroposto mais próximo e iniciar a recarga com poucos cliques – tudo de forma rápida, prática e segura.
O novo sistema estará disponível para os usuários do BYD Recharge a partir desta segunda-feira, 19, consolidando a BYD como pioneira no setor automotivo brasileiro a oferecer esse tipo de integração.
Parcerias estratégicas que potencializam a inovação
O desenvolvimento do sistema contou com o suporte tecnológico da Tupi Mobilidade, que viabilizou a integração com a rede da EZVolt por meio da tecnologia OCPI (Open Charge Point Interface), garantindo total compatibilidade e escalabilidade.
“É uma honra para a EZVolt unir forças com a BYD e a Tupi neste projeto inovador. Acreditamos que os usuários de veículos elétricos devem ter uma experiência de recarga cada vez mais simples e nada melhor que encontrar todos os eletropostos em um único aplicativo. Como a BYD é a líder no mercado de veículos eletrificados do Brasil, oferecer nossos eletropostos no BYD Recharge significa ampliar o número de clientes atendidos pela EZVolt.” declara Gustavo Tannure, CEO da EZVolt.
Pedro De Conti, fundador e CEO da Tupi, reforça que a interoperabilidade trazida pelo projeto é um marco a ser celebrado. “Estamos falando de unir redes, facilitar o acesso e colocar o motorista no centro da experiência. É exatamente esse o papel da Tupi: construir, junto aos nossos parceiros, uma experiência de recarga facilitada, que viabiliza um futuro elétrico mais acessível, eficiente e escalável para o país”, explica o executivo.
Sobre a BYD
A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Ainda em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1ºC, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.