
A Prefeitura de Salvador mantém equipamentos culturais que contam parte da história da primeira capital do Brasil através de um rico acervo documental e recursos multimídia, ideais sobretudo para que os jovens conheçam um pouco mais sobre a cidade e a sua população. Por isso, escolas públicas e privadas que desejem realizar atividades pedagógicas com os alunos nas instalações desses espaços podem fazê-lo de forma simples e acessível. A solicitação pode ser realizada através do envio de e-mails institucionais ou usando links disponíveis nas páginas oficiais dos equipamentos.
Os passeios são planejados com o objetivo de incentivar o conhecimento estudantil, a partir das vivências práticas nos espaços. As instituições estudantis interessadas em conhecer espaços como Casa do Rio Vermelho, Casa do Carnaval, Cidade da Música, Espaços Pierre Verger e Carybé e o Memorial 2 de Julho devem fazer a solicitação via e-mail. Cada espaço tem um endereço eletrônico diferente (veja abaixo).
Para garantir a segurança e a interação nesses espaços, os grupos devem ser formados por, no máximo, 50 alunos a cada visita. Para turmas com crianças abaixo de 12 anos, a quantidade de estudantes é menor, sendo necessário um acompanhante a cada 10 participantes do passeio.
Escolas públicas têm a gratuidade assegurada; já para as instituições particulares, é cobrada uma taxa de R$10 (meia-entrada) por aluno. A única exceção é o Memorial 2 de Julho, localizado na Lapinha, onde o ingresso é gratuito a todos. Nas quartas-feiras, data em que os equipamentos têm visitação gratuita, aberta ao público geral, não são agendadas visitas escolares.
Para visitação de grupos escolares à Casa das Histórias de Salvador e à Galeria Mercado, é necessário realizar um pré-agendamento:
Casa das Histórias – É necessário fazer a solicitação através do link https://docs.google.com/forms/
Galeria Mercado – Só são permitidos 30 alunos a cada dia, com acesso em grupos de 10 por vez. A entrada de menores de 12 anos no equipamento apenas será permitida acompanhada pelos responsáveis legais; não é aceitável documentos de autorização. Escolas e universidades públicas, além de instituições sociais sem fins lucrativos têm direito à visitação gratuita.
Regras – Em todos os espaços, o pré-agendamento deve ser realizado com até 10 dias de antecedência. A confirmação será feita exclusivamente via e-mail. É necessário responder ao e-mail de confirmação com até 48h de antecedência. É proibido: fumar, levar animais de estimação, alimentos e bebidas, acesso com trajes de banho, bem como o uso de equipamentos como ring light, pau de selfie, tripés e descarte de lixo nas dependências do espaço.
Visando possibilitar uma melhor experiência nos espaços imersivos, é recomendável não levar bolsas e mochilas grandes. Dias e horários para visitação agendada: terça, quinta e sexta, das 9h às 16h. Cada página de espaço cultural disponibiliza informações sobre horários de funcionamento e os requisitos técnicos do local, que podem orientar melhor o planejamento dos interessados.
E-mails para solicitar visitação:
Casa do Rio Vermelho:
Casa do Carnaval:
Espaços Carybé e Pierre Verger:
Cidade da Música:
Memorial 2 de Julho: