Projeto aposta no aspecto transformador da arte para fortalecer vínculos

Foto: Divulgação

Com foco na valorização das mulheres negras de territórios periféricos, o projeto Fios de Cura chega ao bairro de Canabrava neste sábado (2), trazendo vivências gratuitas que apostam na arte, sensorialidade e escuta como formas de cuidado e reconexão com a ancestralidade. A iniciativa é idealizada pela atriz e produtora cultural Andreia Anjos.

A programação terá início a partir das 9h, na Associação Comunitária de Canabrava, com a “Tecelagem da Cura”, que reunirá a oficina sensorial Corpo-Memória e a performance “Cura”. Já no dia 16, também na associação, será realizada uma roda de conversa e compartilhamento de histórias e saberes.

As ações têm como público prioritário mulheres negras, estudantes da rede pública, moradores e artistas locais, com idades a partir de 16 anos. De acordo com Andreia Anjos, o projeto reforça a valorização das juventudes periféricas, dos saberes tradicionais e do cuidado como prática política, propondo vivências que ativam o corpo como território de memória, presença e reinvenção.

“Minha oficina é um momento de imersão ao relaxamento. Têm atividades com aromas, escritas e contos. Vou conduzindo de acordo com o público. São várias ações para despertar memórias adormecidas e provocar o corpo a se lembrar que ele é memória e cura”, explica.

George Vladimir, diretor de Arte e Fomento da Fundação Gregório de Mattos (FGM), explica que o Fios de Cura traduz, com sensibilidade e potência, o papel transformador da arte nos territórios periféricos.

“Ao articular memória, corpo e ancestralidade, o projeto propõe experiências que rompem silêncios e fortalecem vínculos, sobretudo entre mulheres negras. Para a FGM, é uma grande satisfação apoiar iniciativas como essa, que reconhecem os saberes tradicionais como tecnologias vivas de cuidado e resistência”, afirma.

Interessados em participar da programação podem comparecer diretamente ao local das atividades. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: [email protected].

Leia também

Em destaque