Prefeitura vai inaugurar ‘Sala Agosto Lilás’ em shopping de Salvador para acolher mulheres vítimas de violência

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

A Sala Agosto Lilás, espaço dedicado a orientar mulheres vítimas de violência, será inaugurada na próxima segunda-feira (11), a partir das 9h, no piso L1 do Shopping Bela Vista. O local, que em anos anteriores era periódico, permanecerá de maneira fixa no centro comercial. A iniciativa foi idealizada através de uma parceria da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o centro de compras onde a ação acontece.

“O Agosto Lilás não é um mês de comemoração, mas um mês de reflexão e ação, e o município de Salvador todo ano faz entregas significativas. Neste ano, nós temos a entrega do ‘Botão Lilás’ e a parceria com a ‘Sala Lilás’, que vai ser um local de acolhimento permanente para mulheres vítimas de violência”, explicou a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

A secretária mencionou outras ações deste período: “Também teremos ações do Tech Delas, projeto para que mulheres em vulnerabilidade social tenham cursos de formação específica, com inclusão digital, e também o início das aulas do Mulheres no Volante, tanto de primeira habilitação como mudança de categoria. Ou seja, será um mês para reflexão, fortalecimento e empoderamento feminino”, disse a gestora municipal.

A diretora de Políticas para as Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, explica que a Sala Lilás é mais uma política pública da Prefeitura de proteção à mulher, buscando estar em vários locais da cidade. “Então, o Shopping Bela Vista, de forma permanente, terá um espaço de acolhimento para as mulheres, especialmente aquelas que estejam vivenciando uma situação de violência. Neste espaço teremos psicóloga, assistente social e advogada para que sejam feitos os encaminhamentos para os serviços que se encontram no município”, reforçou.

A gerente de marketing do Shopping Bela Vista, Juliana Brandão, lembrou a importância de espaços comerciais também se envolverem em ações como essa. “Ajudar pessoas em situação de risco e vê-las sendo acolhidas pelo poder público é relevante, porque entendemos nosso papel na sociedade, nos colocando não apenas como um local de lazer e compras, mas de acolhimento e informação. Nós fazemos essa parceria há três anos, e neste mês temos ações de orientação, workshop e empreendedorismo, apoiando o Agosto Lilás e o Luto Por Elas, e surgiu a ideia de instalar a sala no shopping de forma fixa”, afirmou.

Atendimento à Mulher – Salvador possui equipamentos para ajudar o público feminino vítima de violência. O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), situado em Cajazeiras, atende pelo telefone (71) 3202-7380; o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris, pode ser contatado através do (71) 3202-7396. Ambos funcionam presencialmente das 8h às 17h.

Já o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), localizado na Ribeira, pode ser acionado pelo contato (71) 3202-7399. Este local, além de funcionar no horário dos demais, também está disponível 24 horas para o acolhimento de mulheres.

Casa da Mulher Brasileira – Além dos centros de acolhimento, Salvador conta com a Casa da Mulher Brasileira, localizada na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah. O local é uma unidade de atendimento voltado ao acolhimento e à proteção de mulheres vítimas de violência e funciona 24 horas por dia, reunindo todos os serviços especializados como a Delegacia Especializada, Juizado de Violência Doméstica, Ministério Público, Defensoria Pública e apoio psicossocial.

Leia também

Em destaque