
O aquecimento do mercado imobiliário de luxo em Santa Catarina tem feito com que construtoras invistam cada vez mais em empreendimentos que vão além da estética para atender a uma nova geração de compradores que buscam experiências alinhadas a propósito, responsabilidade e reputação. A obra do Elizabeth II Royal Home, da Gessele Empreendimentos, uma das mais renomadas construtoras de luxo do país, recebeu nesta semana o selo Obra Mais Segura, que certifica boas práticas em segurança, saúde e sustentabilidade.
Com 79.268 contratações registradas no setor da construção civil entre janeiro e junho de 2025, Santa Catarina confirma a força de um dos segmentos mais ativos da economia. Segundo dados do Novo Caged, o saldo foi positivo em 12.145 vagas no período, ou seja, houve mais admissões do que demissões. Atualmente, o setor emprega mais de 120 mil trabalhadores com carteira assinada no estado, de acordo com o IBGE. Itapema se destaca nesse cenário como um dos mercados imobiliários mais dinâmicos do país. A cidade lidera o ranking de valorização imobiliária em Santa Catarina, com alta acumulada de 13,29% nos últimos 12 meses, segundo o mais recente índice FipeZAP, bem acima da média nacional, de 7,49%. O município também figura entre os 30 com maior demanda por imóveis no segmento de médio padrão e entre os 60 no alto padrão, conforme relatório do Instituto de Desenvolvimento Imobiliário (IDI Brasil), que analisou o comportamento de compradores em 77 cidades brasileiras.
“O crescimento das contratações na construção civil em Santa Catarina é reflexo direto do avanço de mercados como o de Itapema, que hoje figura entre os mais aquecidos do país. Porém, dentro desse universo de obras, de valorização constante e de demanda qualificada, a atenção e a excelência durante as obras, com a segurança dos colaboradores e investimentos em sustentabilidade são diferenciais cada vez mais determinantes para o consumidor e impactam na valorização. Dessa forma, esses aspectos aliados a fatores como localização estratégica, infraestrutura urbana, qualidade de vida e escassez de terrenos bem localizados, criam um ambiente seguro para investir e morar. Isso tem atraído famílias e investidores de diversas regiões, em busca de ativos com liquidez e valorização”, afirma João Conhaqui, presidente da Gessele Empreendimentos, uma das mais renomadas construtoras de luxo do país.
No luxo, o que está por trás importa
Itapema tem se destacado no cenário nacional, principalmente, pelo mercado imobiliário de luxo. Nesse segmento, os compradores buscam mais do que um imóvel: querem uma experiência alinhada a propósito, sofisticação e responsabilidade. Por isso, práticas voltadas ao bem-estar dos trabalhadores e à responsabilidade socioambiental no canteiro de obras se tornam diferenciais estratégicos, que reforçam a confiança, reduzem riscos e agregam valor ao investimento. Um exemplo recente disso é a certificação concedida ao Elizabeth II Royal Home, empreendimento da Gessele Empreendimentos que está em construção em Itapema. O edifício recebeu nesta semana o selo Obra Mais Segura, concedido pelo SESI/SC a projetos que mantêm padrões elevados de cuidado humano, prevenção e gestão sustentável.
“Reputação é um ativo estratégico, especialmente no mercado de luxo. Investir em segurança no canteiro de obras é uma forma de demonstrar respeito por quem constrói e responsabilidade com quem investe. Esse cuidado se reflete na qualidade da entrega, no fortalecimento da marca e na confiança que o cliente deposita em cada projeto. Em um setor onde propósito e consistência são cada vez mais valorizados, esses princípios se tornam indispensáveis”, afirma Paula Gessele, vice-presidente da construtora.
O Elizabeth II Royal Home, empreendimento certificado pelo Obra + Segura, tem uma penthouse por andar, quatro suítes e uma cobertura duplex. Os apartamentos contam com piso de madeira natural, sistema de automatização, isolamento térmico e acústico, sistema de aspiração central e infraestrutura para veículos elétricos. A área de lazer inclui piscina, sala de massagem, brinquedoteca, sauna, academia, wine bar e solarium. O projeto também adota soluções sustentáveis como reúso da água e tratamento de ozônio. A entrega está prevista para 2029.
Sobre a Gessele Empreendimentos
Com 12 anos de história e projetos exclusivos e inovadores que elevam o padrão de exclusividade e de qualidade na construção civil brasileira, a Gessele Empreendimentos, com matriz na cidade de Itapema, se destaca no mercado de alto luxo. A construtora já entregou quatro empreendimentos e tem dois em construção: Elizabeth II Royal Home e George VI, além do Charles II Yacht Royal Home by OKEAN, em fase de lançamento. Além desses, a empresa possui outros empreendimentos previstos para lançamento em breve, como o Philip | Duque de Edimburgo, o Lady Di e outros dois que ainda não tiveram os nomes definidos. Conquistou recentemente as certificações ISO 9001 e 14001, o que reforça o compromisso com qualidade e sustentabilidade em seus projetos de alto luxo. Com trajetória e essência da marca inspirados em arte, história e cultura, seus empreendimentos trazem nomes mundiais da realeza que deixaram importantes legados ao planeta e, dessa forma, a empresa une tradição, cultura e inovação, sob o comando de Paula Gessele e João Conhaqui, que desenvolvem lares sofisticados para famílias, com excelência em cada detalhe.